• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Educação e Impostos

José Carvalho Rocha

Reitor da Unichristus

16/06/2023 06:00:01

Os impostos permitem, entre outros fins, que os governantes paguem os benefícios sociais, tais como Programa Bolsa Família e Seguro-Desemprego.

Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados pelo Bolsa Família, que, em 13 estados, ultrapassam a quantidade de trabalhadores com carteira assinada. Aproximadamente 20 milhões são beneficiados com o Seguro-Desemprego.

Em qualquer país civilizado, os habitantes sabem que não podem deixar de ajudar aos que mais necessitam das condições mínimas de sobrevivência, que incluem alimentação, habitação, segurança, saúde, entre outros.

Como o Estado pode cumprir suas obrigações para com a população mais necessitada e, simultaneamente, não elevar impostos? Sem propiciar educação eficaz para nossas crianças, o pagador de impostos precisará aumentar sua contribuição.

A educação propicia o entendimento de como o mundo funciona, de como interagir com outras pessoas, com máquinas e equipamentos cada vez mais sofisticados. A aritmética, a escrita e a leitura são a essência do ensino fundamental hoje no Brasil. Para participar efetivamente do mundo dos anos 2020, a escola básica necessita entregar muito mais. 

Na escola, os alunos devem ser estimulados a desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de transmitir e escutar ideias, as competências digitais e a apreciação do trabalho em equipe. Dependendo do espaço que o cidadão deseja ocupar na sociedade, várias outras competências necessitam ser acrescentadas.

Atualmente, as crianças não alcançam as competências mínimas necessárias ao cotidiano do século passado. Exemplo: 56% das crianças com 7 anos não estavam alfabetizadas em 2021.

O Brasil precisa aplicar política educacional de estado. Política que não seja modificada a cada mudança de governantes. Países que obtiveram alto grau de desenvolvimento aplicaram políticas educacionais eficazes; souberam esperar os resultados. Em educação, os resultados são lentos. Não ocorrem em quatro anos. Educação eficiente é a definitiva reforma tributária com redução de impostos. O cidadão com razoável nível educacional é senhor do próprio destino.

18 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020