• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Trabalhabilidade e educação superior: o foco será sempre o projeto de vida do aluno!

Cláudia Romano

Vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da YDUQS

16/06/2023 17:29:27

Há alguns meses, uma palavra tem feito meus olhos brilharem, por sua imensa capacidade de conectar pessoas aos seus sonhos e projetos de vida. É a trabalhabilidade, termo cada vez mais presente no mundo do trabalho, mas, principalmente, no universo da educação superior, do qual sou uma eterna apaixonada. Pouco a pouco acompanhamos o paradigma da empregabilidade dar lugar a esse conceito de trabalhabilidade, que tem uma maior capacidade de acomodar múltiplos modelos de trabalho - atuais e futuros - e a necessidade de cada pessoa de gerar renda, sem abrir mão dos seus próprios sonhos. Vamos refletir um pouco sobre isso?

No universo da Educação superior, a trabalhabilidade tem sido um conceito cada vez mais utilizado, principalmente quando se coloca em contraste com o seu antecessor: a empregabilidade. Em resumo, empregabilidade tem a ver com a capacidade de se manter apto para o mercado de trabalho. É sobre o emprego formal, o currículo e a aquisição de habilidades e competências para ocupar postos de trabalho. Não tem nada de errado nisso, claro! Mas, vamos refletir: diante de tantas possibilidades de trabalho e geração de renda existentes hoje - algumas aceleradas pela revolução digital em curso e outras pelas recentes crises globais - seria justo medir o sucesso de uma pessoa por sua capacidade de ocupar uma vaga de emprego formal?

Certamente, não! É aí que entra a trabalhabilidade e a sua aplicabilidade na preparação dos profissionais do futuro. Além do currículo e das ferramentas hard skills, é preciso investir naquelas habilidades e competências comportamentais que o futuro profissional vai poder aplicar em sua carreira, independentemente se está em uma relação trabalhista convencional, empreendendo em uma startup ou tocando um projeto de economia circular. O foco é o projeto de vida de cada um.

O foco no aluno é nosso valor primordial na Yduqs. Nosso objetivo é educar para transformar, apoiando os estudantes em suas escolhas e projetos de vida. E a área de Carreiras e Desenvolvimento do Aluno é o coração pulsante desse ecossistema de trabalhabilidade. Por meio de serviços como orientação profissional, eventos de networking, parcerias com marcas empregadoras e conexões com o mercado de trabalho, ela é a ponte que liga os estudantes às oportunidades.

A atuação da área de Carreiras é fundamental, pois fornece aos alunos as ferramentas e o suporte necessários para alcançar seus objetivos - seja a inserção, a recolocação, a transição, a progressão ou a jornada empreendedora. Um bom exemplo disso é a parceria longeva que temos com o Rock in Rio e, este ano, com o The Town, eventos nos quais estudantes de diferentes cursos adquirem, na prática, competências ligadas à sua grade curricular. Trabalhar em um megaevento proporciona a este aluno um contato direto com profissionais de mercado, permitindo-lhe criar conexões e ampliar o network, abrindo novos caminhos – muitos saem dessas experiências com convites de contratação efetiva. É uma experiência profissional marcante e definidora, em muitos casos.

Outro exemplo foi 7º edição da nossa Feira Virtual de Estágios e Empregos, realizada no último mês, um evento que mobilizou nossos alunos e pessoas de fora das nossas IES em um ambiente emocionante e repleto de oportunidades. Durante os três dias de evento, aproximadamente 108 mil vagas foram disponibilizadas por mais de 50 empresas parceiras, incluindo nomes como Dasa, Americanas, Deloitte, IBM, 99Jobs e UnitedHealthGroup. Foi uma verdadeira celebração do potencial dos nossos alunos!

Na oportunidade, tivemos milhares de candidaturas de alunos, ex-alunos e estudantes em geral. Além disso, os debates e lives sobre as tendências do mercado atraíram uma participação ativa, proporcionando um espaço de aprendizado valioso. Estamos orgulhosos de ter oferecido um ambiente virtual inovador, com 12 estandes e 12 painéis de lives, impulsionados pela inteligência artificial. Essa plataforma permitiu uma interação dinâmica entre estudantes e empresas.

Esses números impressionantes nos ajudam a visualizar o impacto positivo que essas estratégias têm na vida de nossos alunos, além de destacar o resultado do trabalho de um ano inteiro. Por aqui, estamos sempre pensando em novas parcerias, inspirando os estudantes a explorar diferentes áreas, descobrir suas paixões e criar um plano de carreira alinhado com seus sonhos. Eu sempre busquei, de modo pessoal, identificar e cultivar minhas habilidades essenciais para encontrar um propósito significativo em minha vida profissional.

Para concluir, deixo uma última provocação, sobre um conceito do qual sou uma entusiasta, e que se conecta totalmente com a trabalhabilidade. O Ikigai é um conceito japonês que combina as palavras "iki", que significa "vida", e "gai", que pode ser traduzida como "valor" ou "razão". É sobre alinhar nossos talentos, paixões, valores e necessidades do mundo do trabalho e, assim, alcançar uma carreira gratificante e bem-sucedida. Nesse contexto, os Power Skills se destacam como competências fundamentais, pois são as habilidades sociais e emocionais que impulsionam nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Ao explorarmos o conceito de Ikigai e sua relação com a trabalhabilidade, devemos valorizar não apenas nossos conhecimentos técnicos, mas também nossas competências sociais e emocionais, abrindo caminho para um equilíbrio entre satisfação pessoal, contribuição social e sucesso profissional. É exatamente isso que incentivamos em nossos alunos! Encontre seu Ikigai, fortaleça seus Power Skills e trilhe um caminho profissional que seja verdadeiramente significativo para você. Juntos, vamos continuar transformando vidas e impulsionando carreiras.

13 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020