• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Inovação na Avaliação Educacional: A Adoção da Métrica CSAT da aula pela IDE-UBEC

Mauricio Henrique Beccker

Head de Inovação
Agência de Inovação

26/01/2024 06:00:01

No cenário educacional contemporâneo, a busca por métodos eficientes e inovadores de avaliação da satisfação dos estudantes ganha destaque como ferramenta chave para a melhoria contínua da qualidade de ensino e atendimento de indicadores do instrumento de avaliação externa. Neste contexto, a Agência de Inovação da UBEC - União Brasileira de Educação Católica deu um passo significativo ao implementar a métrica de Satisfação do Cliente (Customer Satisfaction Score - CSAT) para avaliar a satisfação dos estudantes com as aulas.

Em 2023, a IDE | UBEC realizou uma Prova de Conceito (PoC) para avaliar a eficácia da métrica CSAT no ambiente educacional. O CSAT, tradicionalmente usado no setor de serviços para medir a satisfação do cliente, foi adaptado para o contexto educacional, permitindo aos estudantes avaliar a qualidade das aulas e do ensino em tempo real.

Implementação na Educação Básica e Superior

Um aspecto notável dessa inovação é a sua aplicabilidade tanto na educação básica (abrangendo o Fundamental II e o Ensino Médio) quanto na educação superior (graduação). Na educação básica, a adoção dessa métrica é particularmente pioneira, considerando a opinião dos estudantes como um elemento crucial para a avaliação da qualidade do ensino.

Na educação superior, a implementação do CSAT representa uma inovação na autoavaliação institucional. Tradicionalmente, as instituições de educação superior utilizam métodos distintos e menos imediatos para medir a satisfação dos estudantes. Com o CSAT, a UBEC introduz uma ferramenta ágil e responsiva, que permite ajustes contínuos ao longo do ano letivo.

Avaliação do estudante na sala de aula

Ao final de cada aula, os professores apresentam um QR Code aos estudantes. Esse código visual direciona os estudantes para uma plataforma de avaliação, onde têm a oportunidade de fornecer feedback imediato sobre a qualidade da aula e do ensino. Essa prática permite que os professores colham informações, incorporando as percepções dos estudantes de forma contínua.

 

Feedback em Tempo Real para Professores

Um dos diferenciais mais significativos do uso da métrica CSAT pela UBEC é a possibilidade de os professores receberem feedback em tempo real. Isso significa que os educadores têm a oportunidade de implementar melhorias nas aulas com base nas opiniões e sugestões dos estudantes de forma contínua, ao invés de esperar avaliações semestrais ou anuais.

Ao disponibilizar esse mecanismo de avaliação instantânea, a instituição não apenas promove uma cultura de feedback contínuo, mas também proporcionam aos educadores a realizar ajustes proativos com base nas opiniões dos estudantes, contribuindo assim para uma melhoria constante na entrega do ensino. Essa abordagem demonstra um compromisso efetivo da UBEC em utilizar tecnologias contemporâneas para aprimorar a experiência educacional.

Principais Fatores Destacados nos Feedbacks dos Estudantes

Os feedbacks dos estudantes sobre a educação básica e ensino superior revelam uma série de fatores cruciais que impactam significativamente a experiência de aprendizado. Estes são os principais aspectos destacados pelos estudantes, abaixo.

Na Educação Básica:

  • Dinâmica de Aula: Estudantes preferem aulas que são dinâmicas e envolventes, com críticas a aulas que são consideradas paradas ou monótonas.
  • Relação Professor-Estudante: A importância da relação entre professores e estudantes é destacada, com ênfase em professores que compreendem, ajudam e dão suporte contínuo aos estudantes.
  • Afinidade com a Matéria: Estudantes expressam apreço por professores que conseguem despertar o interesse e o amor pela matéria, usando métodos de ensino que engajam e inspiram.
  • Atenção Individual: A atenção individual aos estudantes, preocupação com o bem-estar e o desempenho escolar de cada um, é um aspecto valorizado.
  • Qualidade de Ensino e Explicação: Estudantes valorizam professores que explicam bem a matéria, de forma clara e lúdica, facilitando o entendimento do conteúdo.

No Ensino Superior:

  • Qualidade do Debate: Estudantes valorizam aulas que promovem debates de qualidade, participação ativa e colaboração cognitiva.
  • Didática Acessível: A clareza e acessibilidade da explicação do professor são destacadas como pontos positivos.
  • Aprendizado Prático: Aulas que oferecem experiências práticas, com exemplos concretos e aplicações reais do conteúdo, são bem recebidas.
  • Competência do Professor: A inteligência, conhecimento e habilidade do professor em conduzir a aula são altamente valorizados.
  • Dinâmica de Aula: Aulas dinâmicas, com diferentes formas de interação e atividades, são bem avaliadas.

Identificação e Multiplicação de Boas Práticas

A UBEC foi além ao identificar e multiplicar boas práticas pedagógicas. A partir das aulas mais bem avaliadas, selecionou-se professores para entrevistas utilizando abordagens de UX Research. As informações coletadas serviram para desenvolver processos formativos e um guia de boas práticas, visando disseminar as técnicas e estratégias bem-sucedidas para toda a instituição.

Complementarmente, estudantes indicados por estes docentes foram entrevistados para entender os elementos que contribuem para uma experiência educacional de alta qualidade, garantindo que as práticas pedagógicas alcançassem resultados acadêmico-pedagógicos e ressonância positiva com os estudantes.

 

Conclusão

A adoção da métrica CSAT pela Agência de Inovação da UBEC, complementada pela identificação e multiplicação de boas práticas educacionais, representa uma inovação holística no campo da educação. Esta iniciativa não só aprimora a qualidade do ensino, mas também promove uma cultura de feedback contínuo e melhorias constantes, posicionando a UBEC como líder na promoção da excelência pedagógica.

69 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020