Mais uma missão internacional cumprida com sucesso. Essa é a sensação que preenche meu coração neste 21 de outubro, dia que encerramos oficialmente a 6ª Delegação ABMES Internacional - UK Experience. Ao longo de 10 dias, 40 representantes do setor privado de educação superior do Brasil, incluindo líderes institucionais, reitores e representantes acadêmicos, tiveram a oportunidade de visitar algumas das instituições mais prestigiadas do Reino Unido.
Como é de praxe em cada delegação preparada pela Associação, a escolha das visitas foi criteriosa e de alto nível. Conforme destaquei durante a cerimônia de abertura, ocorrida no histórico castelo Ashridge House, fizemos uma seleção do melhor que poderíamos levar de dicas e benchmarking para as instituições brasileiras.
Com o objetivo de explorar modelos de excelência educacional e estabelecer parcerias estratégicas, com foco na internacionalização da educação superior e no intercâmbio de estudantes entre os dois países, fomos muito bem recebidos no Imperial College London, na University of Cambridge, na Brunel University London, na University of Oxford, na University College London (UCL) e também na Universities UK International (UUKI), que é a Associação Internacional das Universidades do Reino Unido.
Para além dos aprendizados e do networking construído por cada membro da missão internacional, voltamos do Reino Unido com a bagagem recheada de importantes conquistas para as mantenedoras associadas e para a educação superior do Brasil.
Na University of Cambridge, por exemplo, a ABMES foi convidada pela pesquisadora Marina Avena Maia a incluir IES brasileiras no grupo de empresas e entidades que estão debatendo a construção de melhores resultados e a troca de boas práticas durante a COP30, que acontecerá em novembro de 2025 em Belém (PA). O objetivo é que as instituições brasileiras possam contribuir com os projetos de descarbonização que serão propostos pelo grupo.
No Imperial College aprendemos bastante sobre inovação na área de inteligência artificial, inclusive com impactos diretos na educação. A instituição vai compartilhar com a ABMES um guia de boas práticas de uso da IA na educação. Em Oxford, deixamos alinhadas algumas possibilidades de cooperação com o Centro de Estudos Latino-Americano.
Na Brunel University foi discutida a possibilidade de programas conjuntos na área de saúde, incluindo o intercâmbio de estudantes dos dois países. Para isso, a ABMES conduzirá um estudo de viabilidade para que as IES privadas do Brasil possam oferecer dupla certificação aos seus alunos em cursos de saúde. O objetivo é dar a eles a oportunidade de cursar algumas disciplinas na Brunel University e, após graduados, poderem se candidatar a hospitais brasileiros ou britânicos.
É sempre um prazer enorme visitar a Inglaterra e aprender um pouco mais sobre sua história, cultura e tradições. Mas retornar desse país incrível, que abriga algumas das universidades mais importantes do planeta, com desdobramentos capazes de incidir no desenvolvimento e na qualidade da educação superior brasileira é indescritível. Foi um privilégio ter liderado essa missão. Agora é trabalhar para colocar em operação todas as pontes construídas ali. Que dias foram esses?
15




