• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Competências Não Cognitivas: por que treinamentos rápidos não funcionam

Júlio Cesar de Castro Ferreira

Psicoterapeuta Clínico, especializado em Neuropsicologia, TCC e Psicanálise. Analista Sênior de Treinamento e Desenvolvimento, especializado em Inteligência Emocional e Soft Skills.

29/08/2025 06:42:11

Nos últimos anos, o debate sobre competências socioemocionais (soft skills) ganhou destaque no ambiente corporativo. Cada vez mais gestores e profissionais de Recursos Humanos (RH) entendem que desenvolver apenas as habilidades técnicas (hard skills) não é suficiente para manter equipes engajadas, resilientes e produtivas. Entretanto, ainda há muita confusão quando o assunto é o desenvolvimento das competências e habilidades não cognitivas, também conhecidas como soft skills.

O que são habilidades e competências não cognitivas?

As competências não cognitivas englobam aspectos relacionados à inteligência emocional e suas habilidades socioemocionais, como autogestão emocional, empatia, resiliência, comunicação não agressiva, habilidades sociais, disciplina, entre outras.

Diferentemente das habilidades cognitivas, que envolvem raciocínio lógico, memória e aprendizado técnico, as competências não cognitivas dizem respeito à forma como nos relacionamos conosco, com nossas emoções e com os outros

Em outras palavras: enquanto uma habilidade cognitiva pode ser desenvolvida por meio do estudo e da repetição intelectual, como aprender uma nova língua ou uma fórmula matemática, as habilidades não cognitivas exigem experiência prática, vivência, reflexão e tempo para serem realmente internalizadas. Fazendo uma analogia: aprender um instrumento musical não se resume à leitura de instruções ou manuais, pois somente a prática constante é capaz de desenvolver essa habilidade de fato.  

Por que não se desenvolve inteligência emocional em um fim de semana?

É comum encontrar treinamentos rápidos prometendo desenvolver empatia, resiliência, comunicação assertiva ou inteligência emocional em poucas horas, ou em um workshop. Porém, com tão pouco tempo, o foco permanece na teoria, sem espaço para o desenvolvimento prático, que é essencial para as habilidades não cognitivas.

Para realmente desenvolver uma competência socioemocional, é necessário:

  • Metodologia estruturada: com práticas, oficinas e exercícios direcionados;
  • Ferramentas adequadas: que permitam ao indivíduo aplicar o que aprendeu no dia a dia;
  • Tempo de amadurecimento: o desenvolvimento emocional exige repetição, feedback e autoconhecimento ao longo de semanas ou meses;
  • Treinamento contínuo: não se trata de uma única oficina, mas de um processo.

Tentar acelerar esse processo costuma gerar frustração: tanto para os colaboradores, que não percebem evolução real, quanto para as empresas, que investem sem colher resultados consistentes.

O desafio cultural das organizações

Um dos maiores obstáculos é a cultura corporativa de resultados imediatos. Ainda é comum a expectativa de que uma oficina de mindfulness, uma palestra sobre assédio moral ou um treinamento de comunicação não agressiva resolvam problemas complexos de comportamento em pouco tempo.

A realidade é que, se os líderes e equipes não tiverem desenvolvido previamente competências emocionais básicas, dificilmente conseguirão extrair benefícios reais desses treinamentos. Por exemplo: falar sobre comunicação não agressiva ou resiliência pouco adianta para alguém que ainda não aprendeu a gerenciar suas próprias emoções. Ou ainda, discutir sobre assédio ou trabalho em equipe com quem não tem boas habilidades sociais.

Conexão com a gestão de riscos psicossociais

A NR-1, que trata da gestão de riscos ocupacionais, já inclui em seu escopo ações voltadas para a saúde mental e os riscos psicossociais no trabalho. Isso reforça a necessidade de que empresas invistam em programas consistentes de inteligência emocional e soft skills como parte de sua estratégia de prevenção e promoção da saúde organizacional.

Portanto, gestores e profissionais de RH precisam compreender que não são os treinamentos rápidos que vão gerar transformação real. É preciso buscar programas de desenvolvimento continuado, que ofereçam:

  • Ferramentas práticas;
  • Metodologias adequadas;
  • Tempo suficiente para que as habilidades sejam exercitadas e incorporadas.

Conclusão – o caminho para resultados duradouros

O desenvolvimento das competências não cognitivas não pode ser tratado como uma ação pontual. Trata-se de um processo que exige investimento, metodologia adequada e paciência.

Empresas que desejam de fato colher os benefícios da inteligência emocional, como equipes mais colaborativas, líderes mais empáticos e um ambiente de trabalho mais saudável, devem investir em programas estruturados de médio e longo prazo.

Gestores e profissionais de RH têm um papel crucial nessa mudança de mentalidade: compreender que treinamentos rápidos podem ser inspiradores, mas não substituem o processo real de desenvolvimento.

No contexto atual, em que a saúde mental no trabalho se tornou prioridade e obrigação regulatória, adotar essa visão estratégica não é apenas um diferencial competitivo: é uma necessidade.

52 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020