• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Reticências…

Antonio de Oliveira

Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
Instagram: @prof.antoniooliveira

05/09/2011 04:52:11

Antônio de Oliveira Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001) antonioliveira2011@live.com ***
Os sinais de pontuação marcam o compasso e a harmonia na entonação das palavras. Conhecidos também como pontos de suspensão, pontinhos, três-pontinhos, os pontos de reticência indicam um certo suspense. Dot dot dot, como na canção Honey Honey, de Mamma Mia. Reticenciar indica, pois, interromper a cadência, num texto, seja porque fica facilmente subentendido o que não foi dito, seja porque a conclusão é evidente, seja porque é intencional a omissão de uma coisa que se deveria ou se poderia dizer, mas apenas se sugere. Inclusive depois de uma interrogação (?...) ou de uma exclamação (!...). Em certos casos pode haver uma segunda intenção e até uma terceira intenção. A interrupção proposital no meio de uma frase atende pelo pomposo nome de aposiopese, como em: Filho de peixe... (subentendido: peixinho é). “Reticências”, segundo Mário Quintana, “são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho”. Ainda Quintana: “A maior conquista do pensamento ocidental foi o emprego das reticências”. Alguns veem nas reticências um sinal de emoção expresso graficamente pela sucessão de três pontinhos. Em que pese ao recurso antiecológico a uma expressão politicamente incorreta, reticenciar é um “quebra-galho” de quem não tem mais nada a dizer, afirmam outros. Há histórias feitas de reticências como há histórias em que o autor abusa das reticências. Reticente é aquele que demonstra reticência ou reserva. Sinônimo, portanto, de reservado, discreto, prudente, reticencioso. Ou mesmo irônico. Uma declaração reticenciosa é aquela em que há reserva. Reticências, portanto, para a censura que reticencia a liberdade de expressão. Reticências também para quem desconfia sem nenhum fundamento, espalha fofoca, nunca fala direto para a pessoa interessada. Reticências, e bota reticências nisso... hum! para o político corrupto, exprimindo-se aqui, com o reforço da interjeição, dúvida, desconfiança, impaciência, indignação. A reticência, “esse véu de pontinhos”, pergunta José de Alencar, em Lucíola, “não é a hipocrisia no livro, como a hipocrisia é a reticência na sociedade?” Em suma, há controvérsias. Reticências... Então, use com moderação...  

Dificuldades na Gestão Psicossocial NR-01: Por que a Ergonomia Tradicional Falha?

Júlio Cesar de Castro Ferreira

Psicoterapeuta Clínico, especializado em Neuropsicologia, TCC e Psicanálise. Analista Sênior de Treinamento e Desenvolvimento, especializado em Inteligência Emocional e Soft Skills.

14/08/2026

16 

Um novo contexto para a educação superior

Iara de Xavier e Max Damas

Iara de Xavier - CEO da EDUX21. Assessora da Presidência da ABMES. Diretora Técnica da ABRAFI. Assessora da Presidência do Instituto de Empreendedorismo Êxito.

Max Damas - Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

13/08/2026

3 

Enamed 2026: segurança jurídica precisa vir antes da prova

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), secretário-executivo do Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular, fundador, controlador e presidente do conselho de administração do grupo Ser Educacional, presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, da JD Business Academy e da Mentor Capital Group.

10/08/2026

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020