Ruy Fernando Ramos Leal *
Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso
***
A melhor porta de entrada do jovem ao mercado de trabalho, sem dúvida, é a realização de um bom estágio. O bom estágio permite ao estudante que passe a vivenciar um mundo desconhecido para ele, o meio empresarial, sem que seja tratado e cobrado como um profissional. Com certeza, se o estudante souber compreender esse cenário e a empresa também, esse jovem talento acadêmico poderá aprender que na prática a teoria tem diversas facetas, e ele precisará saber trabalhar com essa realidade.
Infelizmente, em geral, o jovem não coloca o seu aprendizado sobre o mercado de trabalho como uma de suas prioridades de vida, só fazendo isso, como disse uma estudante em certa ocasião, quando a “água está batendo no traseiro”. Contudo, vale enfatizar, o mercado de trabalho não contrata quem só se movimenta com o “traseiro molhado” e não tenha percebido ainda que esse mundo fará parte de sua vida por dezenas de anos.
Para você, estudante, que está saindo para o seu primeiro contato com o mercado de trabalho, em busca de sua vaga de estágio, sem pretensão, apresento algumas dicas que podem ser úteis para o seu êxito em sua nova etapa de vida.
- O mercado de trabalho não contrata amadores
- O mercado de trabalho não aceita alienados
- Você será contratado pelo seu preparo acadêmico e comportamental
- O seu currículo é importante, mas o seu plano de vida é decisivo
- O espírito guerreiro define os vencedores




