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Docência e Avaliação: Desafios do professor universitário

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25/07/2012 04:58:34

Debora Mallet - Assessora acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi Luciana Santos - Coordenadora de Desenvolvimento Educacional da Universidade Anhembi Morumbi ***
Em 2010, de acordo com o Censo do INEP, 2.182.229 alunos ingressaram em cursos de graduação, o que corresponde a um aumento de 109,2% em relação a 2001. Acelerado pelo aquecimento econômico e a abertura de financiamentos como o Prouni e FIES, o Ensino Superior tem consolidado avanços na democratização, acesso e permanência de estudantes universitários das mais variadas classes socioeconômicas. Ao mesmo tempo, observa-se, também, o fortalecimento de processos avaliativos regulatórios, como o extinto Provão e o atual ENADE – bem como provas de natureza semelhante, mesmo que aplicadas em níveis diferentes de ensino, como o ENEM, SARESP, PROVA BRASIL, entre outros. Nesse sentido, uma das funções do contexto acadêmico parece ser difusão da compreensão de que avaliações fazem parte do cotidiano das pessoas nos mais diversos contextos, e que as provas acadêmicas, ou a elas vinculadas, devem ser vistas como um preparatório para o mundo real. Atenta a essa demanda, a Universidade Anhembi Morumbi desenvolveu o projeto Análise, classificação e produção de questões objetivas, direcionado à formação continuada de seus docentes. Como ponto de partida desse processo, foram analisadas diversas provas do ENADE de diferentes áreas e observou-se a presença de quatro categorias como mais frequentes, assim nomeadas em nossa percepção: Interpretativas sem conhecimento prévio específico; Interpretativas com conhecimento prévio específico; Teóricas e de Lógica (causa e consequência). Proposto na modalidade EAD, foi desenvolvido um curso que apresentaelementos de apoio para elaboração de questões dentro da variedade de categorias analisadas. O docente interagiu com as diferentes tipologias presentes no formato das questões, recebeu feedback no formato de vídeo explicativo e, em conjunto com colegas que ministram a mesma disciplina, elaborou uma questão de cada uma das categorias estudadas, que foram objeto de análise e feedback pela equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Educacional da Universidade. O objetivo dessa produção foi desenvolver instrumentos avaliativos que pudessem ser utilizados nas disciplinas lecionadas, de modo que, cada vez mais, o docente possa incorporar a seus instrumentos de avaliação tipos de questões que serão apresentadas a nossos estudantes ao longo do processo de formação acadêmica e profissional. Participaram desse curso 505 professores, sendo que 65% o concluíram com êxito. A análise dos resultados obtidos apontou para a necessidade de um aprofundamento dos conhecimentos relativos à construção de enunciados e alternativas. Para isso, foi desenhado e será oferecido no 2º semestre de 2012, um novo módulo abordando esse conteúdo, ao final do qual, o professor e seus pares produzirão um banco de questões que poderá ser utilizado na respectiva disciplina ou área de conhecimento, abrindo a possibilidade de provas institucionais para disciplinas comuns. Em linhas gerais, constata-se a necessidade de acompanhamento das avaliações produzidas pelos docentes, incentivando níveis de complexidade que favoreçam ao estudante o exercício de análise e produção textual, competências valorizadas em diferentes áreas, contribuindo, desse modo, para que a formação profissional brasileira comece a atingir os patamares almejados, fazendo da educação um processo que, de fato, “determina a competência, o progresso de um estudante e futuro profissional”.  

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