Gabriel Mario Rodrigues
Reitor da Universidade Anhembi Morumbi e presidente da ABMES
reitor@anhembi.br
***Três décadas de desenvolvimento de projetos, que incentivam e ajudam a área educacional, e de dedicação ao progresso da educação brasileira. Esse tem sido o trabalho da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), criada em 30 de agosto de 1982, e que completa 30 anos de fundação.
Ao longo desses anos, o cenário educacional do país mudou bastante, e a ABMES, que foi instituída para representar o ensino superior particular nacionalmente, acompanhou cada momento.
Nos últimos 60 anos, foram formados mais de sete milhões de profissionais no ensino privado que, nas mais diversas atividades, ajudaram a construir e a desenvolver o perfil do Brasil empreendedor. Hoje, o sistema particular de educação superior conta com aproximadamente de 2.300 instituições que oferecem mais de 17 mil cursos e atendem a cerca de cinco milhões de estudantes – quase 80% do alunado brasileiro.
Mesmo com números tão relevantes e significativos, a sociedade ainda não percebeu a importância representativa que o privado tem. Por exemplo, a atividade empresarial desempenhada pelo segmento aponta que acontecem 258 mil aulas diárias, sem faltas ou greves de professores. São produzidos mais de 27 mil projetos sociais anuais que atendem 20 milhões de pessoas, um progresso para a educação brasileira.
Mesmo diante de um cenário tão evolutivo na educação brasileira, a ABMES, que vem se empenhando para cumprir os seus objetivos, ainda terá que enfrentar as mudanças no paradigma educacional decorrente das tecnologias de informação, o aprimoramento das relações com o Estado e a valorização da atividade empresarial na área educacional, além da comunicação com a sociedade. E, para isso, precisará se estruturar e se instrumentalizar para melhorar os serviços prestados e dar atenção especial às instituições de pequeno e médio porte, orientando-as no aperfeiçoamento das práticas de gestão acadêmica e administrativa.
A ABMES tem o compromisso de seguir, cada vez mais, influindo nas políticas de educação, com subsídios e propostas, para que as autoridades e os grupos sociais percebam que um país só poderá desenvolver-se e ter uma sociedade mais homogênea, se todos os seus planos de desenvolvimento derem primazia à educação de base de qualidade, ampla, aliada à cultura, esportes, artes e recreação e com igual oportunidade para todos.




