Prof. Dr. Sergio Marcus Nogueira TavaresController da Universidade Metodista de São Paulo e doutor em educação pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos*** O Brasil enfrenta um déficit educacional histórico, que se manifesta em seus indicadores sociais com reflexos nas mais diferentes áreas e, por consequência, no desenvolvimento do país e de sua gente.
Nos últimos anos, diferentes políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal tem buscado enfrentar essa situação, buscando a universalização da educação básica, a superação de deficiências no ensino médio e a ampliação de acesso ao ensino superior.
Ao se abordar o desafio educacional nas suas mais diferentes frentes, uma questão fundamental é a do financiamento. Nas últimas três décadas o Estado brasileiro, a exemplo de diversos países em desenvolvimento, optou pelo estímulo à iniciativa privada para executar e financiar o desenvolvimento educacional, afastando-se para uma ação mais reguladora e avaliadora do setor.
Disto resultou que o setor educacional passou a buscar novas fontes de financiamento para o seu aumento, expansão e modernização. Muitas ações e experimentos vêm ocorrendo com criatividade de modo a proporcionar, de fato, uma melhoria das condições de acesso à educação e, o que é melhor, a possibilidade de novos públicos, antes excluídos dos bancos escolares, realizarem o sonho da formação nos diferentes níveis de formação.
Nessa direção, uma das iniciativas das instituições educacionais tem sido com vistas à implementação de programas de captação de recursos (fundraising). Esta é uma área de atuação profissional que tem papel importante em outros países, pois permite aportar recursos vultosos para auxiliar na manutenção de escolas, universidades, hospitais e projetos sociais de vulto. A experiência norte-americana é muito interessante nesse sentido e precisa ser conhecida pelos gestores locais.
Eu ministrarei o workshop: Gestão Financeira para Diretores de Unidades Acadêmicas e Coordenadores de Curso e nesse especificarei sobre cada detalhe do programa para implantação. E nesse pequeno espaço, destaquei, pelo menos, alguns aspectos interessantes:
1. Fundamentos da captação de recursos:
a) A captação de ativos e recursos deve ser direcionada a um projeto específico;
b) O fundraising é uma profissão com ênfase na relação entre o doador e o receptor da doação;
c) O fundraising se baseia no voluntarismo, na filantropia, no espírito comunitário. As razões da doação vão além do benefício fiscal e da racionalidade financeira. Tocam no afetivo de cada um;
d) A doação decorre da existência de relações entre a instituição e o doador. Este tem interesses que devem ser percebidos e atendidos;
e) É fundamental estabelecer uma relação que cultive interesses e necessidades das partes;
f) Um dos fundamentos de fundraising é o “quem conhece quem”. É necessário criar um banco de dados com listas de líderes que têm relações com os agentes da instituição captadora.
2. Ação planejada voltada à captação:
a) Componentes de uma proposta bem sucedida: histórico, projeto, objetivos, serviços, orçamento;
b) A arte da solicitação: pessoas doam para pessoas; como identificar potenciais doadores, o que motiva a doação, passos para a abordagem/pedido de doação;
c) O papel dos programas com ex-alunos;
d) Tipos de contribuição;
e) A fidelização dos doadores.
Como se pode observar, a captação de recursos tem uma lógica própria, sobretudo no contexto educacional. Não cabe o amadorismo nesse campo. Somente com uma ação profissional e transparente, fundamentada num histórico institucional de alta reputação é que se pode desenvolver trabalho nessa direção.
Se o Brasil pretende continuar a avançar na educação, não deve desprezar a possibilidade de ampliar suas fontes de financiamento por meio de programas voltados à captação de recursos. Os países que trilharam essa rota apresentam números bastante animadores, desafios alcançados e, sobretudo, uma ação efetiva que mudou a vida de muitas pessoas.
*Docente do workshop: Gestão Financeira para Diretores de Unidades Acadêmicas e Coordenadores de Curso, que acontecerá no dia 27 de setembro, das 14h00 às 18h00, no Hotel Park Inn Ibirapuera, em São Paulo/SP. Mais informações: http://www.humus.com.br/eventos/gestao_financeira.




