1. eles estão se envolvendo mais com tecnologia, tendo seus próprios tablets e smartphones, aprendendo a utilizar estes aparelhos para sua rotina diária e movendo seu trabalho do papel e livros para formatos digitais.
2. estão prevendo o que suas escolas devem buscar para aproveitar as tecnologias digitais em rede, e compartilhando essa visão com a comunidade escolar.
3. eles estão também empregando as tecnologias apropriadas em suas escolas, investindo em novos dispositivos e novas formas de ensino e aprendizagem.
HUMUS - Quais são as diferenças entre a Educação tradicional e a Educação 3.0? JIM LENGEL - A educação tradicional (Educação 1.0) prepara estudantes para economia e cultura estáticas, agrícolas e artesanais, a Educação 2.0 prepara para uma economia de mecânica industrial, enquanto a Educação 3.0 prepara cidadãos para a economia da informação moderna. HUMUS - Por favor, fale um pouco sobre o seu livro “Education 3.0”. JIM LENGEL - Eu escrevi esse livro durante os últimos 3 anos para documentar a minha experiência de trabalho em reinventar dezenas de escolas ao redor do mundo, e para proporcionar passo-a-passo as instruções para outras escolas que queriam trazer a sua visão para a linha que o mundo precisa. HUMUS – Como você imagina as instituições educacionais do futuro? Haverá espaço para instituições sem atualizações para as novas tecnologias? JIM LENGEL – As instituições educacionais de sucesso vão constantemente reinventar-se para serem líderes em uma economia e cultura que estão mudando rapidamente para a digitalização, globalização, rede de tecnologias e democratização. HUMUS – Que dicas você daria para os gestores educacionais brasileiros estarem preparados para lidarem com a nova geração de estudantes? JIM LENGEL – Primeira dica: prepare a si mesmo, envolvendo-se com as mais recentes tecnologias a nível pessoal. Segunda: trabalhe com seu corpo docente, alunos e diretoria para reinventarem a sua escola. Terceiro: coloque em prática a visão de sua escola, fazendo escolhas difíceis e mudando a maneira como você faz as coisas. HUMUS – Há algo que você gostaria de enfatizar sobre a sua visão referente à educação brasileira? JIM LENGEL – O Brasil é uma economia crescente, ativa e moderna. O País precisa de escolas que correspondam a esse crescimento. * O congresso será realizado nos dias 20, 21 e 22 de março de 2013, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo/SP. Para mais informações e inscrições, acesse: www.humus.com.br/geduc/




