- Em vez de produto, solução: definir as ofertas por necessidade, não por características, funções ou superioridade tecnológica. Nada adianta dizer que existem centenas de salas, enormes bibliotecas e milhares de computadores. O que precisa ser dito é que os egressos saem com as competências e habilidades exigidas pelo mercado e que a maioria sai empregada ou com negócio próprio.
- Em vez de local, acessibilidade: desenvolver uma presença integrada em vez de enfatizar os locais onde se situam os cursos. O que interessa é saber quais são as vias de acesso que permitem mais facilmente chegar à escola.
- Em vez de preço, valor: articular os benefícios relativos ao preço, ao invés de se orientar em custos, margens de lucro e preço dos concorrentes. Um diferencial competitivo de fato será mostrar qual o valor que se está sendo agregado e qual a promessa de valor que será garantida para a formação dos estudantes. Estes vão decidir por fazer a matrícula ao perceber que seu engajamento lhes será valioso.
- Em vez de promoção, educação: fornecer informações realmente relevantes para as necessidades do cliente, em vez de depender de publicidade, relações públicas e merchandising. O candidato quer conhecer com mais profundidade a profissão que escolheu e o plano curricular que vai cursar. É só fazer um rastreamento pelos sites das instituições para verificar a pobreza de informações.
- No lugar de produto, solução: definir as ofertas por necessidade e, principalmente, por benefícios. Apresentar logo de saída aquilo que o aluno vai ganhar ao completar curso. Justificar os meios (Produto) projetando os fins (Solução).
- Em vez de local, acessibilidade: desenvolver uma presença integrada, marcante e una como instituição, no seu entorno e na sua cidade. Mesmo quando as faculdades e os diversos cursos funcionem em instalações separadas fisicamente.
- Não falar em preço e sim em valor: articular os benefícios relativos ao preço – os valores, sem se orientar pelos preços ditados pelo mercado. Mostrar que valores sem concorrência são uma exclusividade da instituição e que preços sem concorrência se encontram em qualquer lugar.
- Esquecer a promoção e evidenciar a informação (Educação): fornecer com riqueza de dados realmente relevantes para dar lastro aos anseios do estudante. Deixar claro por meio de mensagens informativas que sonhar com a profissão escolhida é uma grata realidade.