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21 de setembro é o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Participe deste grande evento! Saiba mais em www.dia.abmes.org.brRESUMO: O texto apresenta a proposta de criação da Anhanguera Educacional, que enfatizou sua missão, crenças e valores como o marco da responsabilidade social, estando presente desde o início o ideal de inclusão com ascensão social. Contém os resultados das ações da instituição com destaque para os 1,5 milhão de atendimentos que vêm beneficiando as comunidades do entorno e contempla também o 8º Relatório de Responsabilidade Social consolidado pelas realizações e pelos esforços de todos os setores. Introdução Nos idos de 1994, o professor Antonio Carbonari idealizou a criação de uma instituição – a Anhanguera Educacional – que contemplasse a base da pirâmide educacional representada pelas classes “C” e “D”, com a missão de promover um ensino eficiente e de qualidade, capaz de formar profissionais competentes, éticos e aptos a desenvolver projetos de vida como cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades. Essa missão institucional permeia tudo que é preciso para promover a inclusão e a ascensão social de indivíduos das classes menos favorecidas, por meio da melhoria da qualidade de vida, do acesso a oportunidades de emprego e a bens que representam as aspirações de todos. Nesse sentido, a Anhanguera Educacional nasce de um ideal social com o objetivo de proporcionar ao jovem trabalhador condições de realizar o seu projeto de vida. As crenças e os valores básicos para que o ensino pudesse se transformar em realidade podem ser traduzidas nas seguintes diretrizes: * Aprendizagem eficaz e útil; * Professores atualizados e qualificados; * Aprendizagem com embasamento teórico e prático constantemente fomentado e implementado; * Estudo que abranja a parte prática e a ética visando formar um cidadão consciente dos seus deveres e direitos; * Alunos corresponsáveis pelo aprendizado eficiente e eficaz; * Responsabilidade social voltada para a inclusão social e a promoção da igualdade de direitos e oportunidades com vistas à ascensão dos indivíduos da sociedade globalizada; * E, por fim, respeito à promoção e à defesa dos direitos humanos, da qualidade de vida e do meio ambiente como deveres da instituição de ensino superior (IES) e de seus educandos. A Anhanguera, ao permanecer fortemente alicerçada nessas crenças e valores, consolidou-se como uma instituição genuinamente social. Sua trajetória, marcada por ações sociais, projetos de extensão comunitária e, principalmente, pelos 1,5 milhão de atendimentos à população em diferentes áreas, certifica o compromisso da instituição com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos no processo educacional. Tal é esse compromisso, que ao longo de sua trajetória de sustentabilidade, a Anhanguera vem elaborando pelo 8º ano consecutivo o Relatório de Responsabilidade Social nos moldes do Global Reporting Initiative (GRI). Além disso, criou o Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária (Iasec), órgão responsável pela gestão dos programas de extensão comunitária que garante a interação entre professores, estudantes e comunidades do entorno das unidades da instituição. Recentemente, em 2012, instituiu também o Comitê de Responsabilidade Social, cuja competência é supervisionar e incentivar as ações sociais na IES, permeado pelos princípios de inclusão e promoção da igualdade. O Comitê é formado por reitores, diretores, professores, alunos e representantes dos setores jurídico, financeiro e de marketing, com reuniões bimensais para traçar o planejamento estratégico das atividades sociais, apreciar e aprovar novos projetos. Resultados das Ações de Responsabilidade Social Além de obter como resultado principal das ações de responsabilidade social um número muito expressivo de atendimentos, não se pode deixar de mencionar outros benefícios que contribuem para consolidar a cultura da responsabilidade social da Anhanguera Educacional dentre os quais: * A disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente (RSMA), matéria obrigatória e parte do núcleo comum dos currículos dos cursos; * A edição do livro texto da disciplina RSMA, parte integrante do Programa do Livro Texto (PLT), atingindo a tiragem de 110.000 exemplares com o título Sustentabilidade na Prática: fundamentos, experiências e habilidades (2011); * A edição do livro Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. Editora Saraiva 2012. Edição atualizada 2012; * 1º lugar na categoria Responsabilidade Social (2011) pelo terceiro ano consecutivo na Revista Isto É Dinheiro; * 1ª Empresa de Serviços Educacionais a participar do IES Bovespa 2011; * Programa Ambiental iniciado em 2010 e auditado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) – abrange o Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Anhanguera e segue as normas ISO 14001 e OHSAS 18001 que estabelecem os padrões e os procedimentos das atividades operacionais e acadêmicas da Instituição. O Programa foi o grande responsável para a obtenção do ISE Bovespa, condição fundamental para atingir esse patamar de qualidade. O reconhecimento dessas ações proporcionou a participação da instituição em eventos internacionais como convidados para expor o modelo Anhanguera, dentre os quais se destacam: * Harvard Business School Boston– Social Enterprise Conference – Innovation and Collaboration in Emerging Market Education – Fevereiro 2010; * International Finance Corporation – IFC Washington – Inclusive Business Solution: Expanding and Acess at the Bases of Pyramid Abril 2010; * Universidade de Stanford, California – Global Education Conference – Impacto da tecnologia da inovação e da globalização no ensino – junho 2011. Relatório de Responsabilidade Social no ano de 2012 - Aprender para construir o projeto de vida do aluno O Relatório de Responsabilidade Social 2012 menciona em sua apresentação que a educação é uma arte que envolve os processos de ensinar e aprender, dentro de uma rica relação de troca em que o professor e o aluno estão constantemente aprendendo e evoluindo. A Anhanguera, ao longo de seus 18 anos de trajetória, já colaborou com a educação de milhares de pessoas que, a partir do que aprenderam, puderam construir uma carreira profissional, buscar seus objetivos e principalmente realizar o seu projeto de vida. A verdade é que a Anhanguera não só ensinou e formou muita gente como também adquiriu muito conhecimento com esse processo. Aprendeu que estudar não é fácil, mas que todo esforço tem sua recompensa; que para crescer é preciso desenvolver valores e que ensinar é acima de tudo criar possibilidades para que o aluno se realize como pessoa e como profissional. O Relatório 2012, em sua 8ª edição anual, contempla os principais acontecimentos da Anhanguera Educacional nas dimensões econômica, social e ambiental no período de janeiro a dezembro de 2012, tendo como base as diretrizes do GRI. Demonstra que o ano de 2012 foi marcado por grandes desafios operacionais e pelo desenvolvimento de um forte trabalho para integrar todas as unidades recém-adquiridas em diferentes regiões geográficas e de diferentes tamanhos, como o objetivo de garantir que todas incorporassem o modelo acadêmico, o modelo de gestão e principalmente a cultura da Anhanguera, permeada pela governança corporativa. Para tanto, a Anhanguera investiu em tecnologia com foco em criar novos processos e aprimorar os já existentes. Como reflexo desse crescimento a instituição teve um número recorde de inscritos nos vestibulares – mais de 209 mil novos alunos, 20% superior ao ano anterior. Os resultados desse esforço podem ser constatados na leitura do Relatório, hoje consolidado como um dos documentos oficiais da Instituição, editado em português e inglês. Ao finalizar, é preciso registrar que os resultados aqui expostos evidenciam o trabalho e o esforço de uma equipe de profissionais constituída por dirigentes, professores, alunos e funcionários, juntamente com a comunidade, todos envolvidos ao processo de inserção responsável de cada unidade educacional da Anhanguera no seu contexto regional e à vinculação do ensino às necessidades sociais, culturais e econômicas da área de abrangência da instituição. Referências ALMEIDA, Fernando. PLT – Responsabilidade Social e Meio Ambiente. São Paulo/Valinhos: Elsevier/Anhanguera Publicações, 2008. ANHANGUERA Educacional, Coordenação. Relatório de Responsabilidade Social 2012. São Paulo/Valinhos, 2013. DEMO, Pedro; CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; CARBONARI Netto, Antonio. A cultura da Anhanguera Educacional: as crenças e valores, o bom professor, a pesquisa e a avaliação institucional como instrumento da melhoria da qualidade. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2009.