Lidyane Lima Assessora de Comunicação da ABMES ***O novo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelecerá as diretrizes educacionais no país pelos próximos dez anos (2011-2020), será encaminhado para aprovação no Congresso Nacional em breve. Paralelamente, candidatos à presidência da República apresentam seus programas de governo, incluindo propostas para a educação superior. É o momento de acompanhar de perto todo esse processo, de fornecer subsídios para o planejamento de medidas eficazes para o sistema educacional e garantir que as metas estabelecidas não fiquem somente no papel, ou se restrinjam a ser apenas promessas de campanha.
Tendo em vista esse contexto, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) lançará uma publicação contendo pontos de vista sobre o tema “Ideias básicas e diretrizes para a definição de políticas educativas do próximo governo”. Dessa forma, a associação dá seguimento a seu imprescindível trabalho em favor do ensino superior particular, promovendo por meio da ABMES Editora uma importante ferramenta, de conteúdo diferenciado e com viés crítico, em defesa da educação. A proposta é que o documento seja encaminhado aos candidatos à presidência da República, seus representantes na área de educação, parlamentares, dirigentes do Ministério da Educação, e configure também como base para mantenedores associados e à comunidade acadêmica em geral.
Essa será a 39ª edição da Revista Estudos, produzida pela ABMES desde o ano de 1982 com o objetivo de reunir trabalhos sobre grandes temas educacionais. O conteúdo é elaborado por profissionais reconhecidos nacionalmente e permite o aprofundamento de debates e reflexões no âmbito das instituições de ensino superior brasileiras. A publicação tem servido de referência para diversas produções acadêmicas e é fonte de consulta e elementos de apoio para estudiosos e pesquisadores.
Nesta edição, a revista reunirá artigos e pontos de vista de membros da comunidade acadêmica, empresários, jornalistas e outros especialistas da área, com abordagens sobre a questão das políticas públicas para a educação superior.
A previsão é que a revista seja lançada nos próximos meses. Ela será distribuída gratuitamente aos associados e ficará disponível para aquisição dos interessados em obter a publicação. Esse registro reforça mais uma vez o compromisso da ABMES com a sociedade e com a educação superior e é peça fundamental no acervo de gestores, educadores e daqueles que valorizam seu compromisso com o ensino no Brasil.




