• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Considerações sobre a gestão acadêmica das faculdades

Notícias na Mídia

04/10/2010 05:03:18

Bayard Do Coutto Boiteux e Mauricio Werner *
Folha Dirigida, publicado em 28/09/2010
***
A gestão acadêmica em instituições de ensino tem que se adequar cada vez mais às diretrizes emanadas do Ministério da educação, que busca controlar a qualidade e a eficiência dos procedimentos acadêmicos,através de uma série de orientações ,assim como visitas "in loco" para averiguar se o ensino brasileiro,mormente as faculdades particulares estão efetivamente trilhando um caminho de educação para o mercado. Quando avaliamos a forma como um curso superior deve ser administrado, constatamos que existem alguns itens cruciais: o projeto pedagógico, o corpo docente, as instalações, os gestores acadêmicos e o aluno. Ao mencionarmos o projeto pedagógico, entendemos o modelo de integração das diversas disciplinas, atividades complementares, atividades supervisionadas, que ao serem levadas a cabo, ao longo dos diversos períodos, que fazem parte de um curso, permitirão a formação de um indivíduo, que almeja ingressar num mercado de trabalho, extremamente competitivo, onde só sobrevivem os melhores. Assim,é fundamental que o projeto pedagógico esteja em consonância com o plano de desenvolvimento institucional,sendo que a metodologia deixe bem claro o estímulo aos discentes,para a realização de atividades acadêmicas extra classe,como a pesquisa mercadológica,as aulas dentro de empresas  e a formação de um indivíduo cidadão e pensante. A democracia deve nortear o campus universitário e as políticas implementadas,permitindo tanto aos alunos como aos professores,efetiva participação nos rumos do projeto. Ao falarmos em professores, pressupõe-se desde já, a criação dos núcleos estrutantes docentes, que deverão pensar e acompanhar o desenvolvimento do curso, devendo ser estimulados não sopor remunerações adicionais mas com uma política de metas e diretrizes que vão dar mais transparência a tais órgãos.Aqui,surge a necessidade de contratar professores em regime parcial ou integral,concedendo apoios para cursos de pós graduação strictu senso,elaboração de artigos,livros e participação em eventos nacionais e internacionais. O professor ,embora receba orientação acadêmica deve gozar de liberdade pedagógica,para melhor colocar em prática a visão de transformação do mundo,de entendimento da globalização,das diferenças que devem nortear a pluralidade de uma instituição  de ensino. Uma faculdade não é um quartel e tem na flexibilidade administrativa, sua sobrevivência.As grandes universidades mundiais triunfam pela autonomia que concedem a seus departamentos,que cria uma série de novidades. A Universidade é um laboratório contínuo de pesquisa,de estímulo ao conhecimento, à criatividade e sobretudo ao respeito aos colaboradores,que fazem parte da equipe. O aluno é uma peça fundamental pois se devidamente orientado pelos professores e nos atendimentos presenciais,poderá se tornar um instrumento de pensamento inovador e buscar novas tecnologias para o modus operandi de sua atividade.Ele nãoé mais um mero espectador do processo,ele faz parte de sua engrenagem e precisa saber se posicionar na engrenagem acadêmica.Os vestibulares precisam ser aprimorados e o número de reprovados devidamente comprovado,para que no futuro,não se culpem os coordenadores por resultados inadequados nos exames de controle de qualidade aplicados. Assim, as bibliotecas sãouma célula real de interação com o que há de mais moderno na bibliografia,nos DVDs,nos periódicos e numa constante reciclagem das bibliografias básicas e complementares,existentes nas diversas componentes curriculares. As instalações, sobretudo os laboratórios que compõem a parte prática dos diversos cursos não são idealizados apenas para as comissões avaliadoras mas pertencem a uma esfera de integração com as práticas laborais.Vê-se pouco investimento em laboratórios,no conforto das salas de aulas,na disponibilização de equipamentos áudios-visuais,para citar apenas alguns exemplos.Numa cidade,como o Rio,não se concebe salas sem ar condicionado e faculdades com dois datashows para atender dez mil alunos.É fundamental uma  fiscalização  mas sobretudo um interesse docente e discente para brigar por condições melhores. A gestão acadêmica é de uma complexidade nunca vista e que não sobrevive sem jogo de cintura pois os coordenadores recebem demandas de alunos e dos superiores hierárquicos.O grande desafio é buscar soluções conjuntas mas ter sempre em mente,que o gestor acadêmico é um grande guerreiro da educação e que sua posição estratégica é lutar por um curso de qualidade mas defender seus colaboradores e zelar pelo bem estar dos mesmos. O sucesso está num trabalho de equipe, com respeito mútuo, com capacidade de crítica e discernimento mas sobretudo com a vontade de fazer da faculdade um ambiente de reflexão e de observação da sociedade globalizada,que nem sempre é a solução para o mundo e a Academia. * Professores universitários, escritores e coordenam os cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade.(www.bayardboiteux.pro.br)  

04/10/2010

Claudio Luis

Faltou mencionar outros stakeholders importantes como sociedade e organizações.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020