Patrícia Dib*
Gerente de Marketing da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado
***Inúmeras variáveis podem influenciar o candidato na escolha de uma faculdade, dentre elas, a preferência dos amigos, a opinião dos familiares, o ponto de vista de profissionais do mercado, a estrutura do campus, o valor da mensalidade e a distância da moradia.
Quando se fala em captação de alunos, o mais natural é voltarmos o olhar para as ações externas, buscando as mídias de maior retorno, ações de campo e convênios. Realmente estas são estratégias relevantes, no entanto, neste momento, gostaria de me ater a um dos aspectos que muitas vezes são subestimados: a opinião dos atuais e dos ex-alunos da escola. Em alguns casos, este fator certamente é o decisivo e mais importante. Talvez esta devesse ser a forma mais correta de se obter uma boa captação de estudantes, porque nada melhor do que consultar quem já usufruiu do serviço.
Ao reconhecer que o atual aluno e o egresso são tão importantes para sua captação quanto a mídia que se está contratando, trazemos um foco diferente, que olha para dentro da instituição.
Neste contexto, outras ações são colocadas na mesa como prioridade, dentre elas, perseguir a entrega de um curso de alta qualidade, aprimorar constantemente o serviço prestado, conhecer as expectativas dos estudantes e ex-alunos, buscar se relacionar com eles em um ambiente de troca e construção. O resultado esperado passa a ser a criação de um vínculo em que os educados sintam-se orgulhosos por pertencer àquela escola e participem da organização, sugerindo as melhorias necessárias e levantando os aspectos positivos. Ao fim, a escola terá aumentado seu grupo de aliados na disseminação positiva da instituição, os chamados “promotores da marca”.
Com esta perspectiva, talvez, no futuro, os investimentos com mídia diminuam e concentrem-se cada vez mais no aprimoramento do produto e no relacionamento com seus públicos, despendendo-se mais energia com as áreas de atendimento, comunicação interna, mídias sociais, pesquisa, assessoria de imprensa e CRM.
* será debatedora no painel “Fortalecendo a captação de alunos”, no GEduc 2014. O evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de março de 2014, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo/SP. Para mais informações, acesse: www.humus.com.br/geduc ou entre em contato com a Central de Atendimento: (11) 5535-1397 / humus@humus.com.br.




