• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

De onde surgem as grandes inovações?

Maria Carmen Tavares

Diretora Educacional e de Inovação da Pro Innovare e Colunista da ABMES

04/09/2014 04:57:23

Maria Carmen TavaresMaria Carmen Tavares Christóvão Mestre em Gestão da Inovação Diretora da Pro Innovare -www.proinnovare.com.br ***
Durante os últimos anos gestores educacionais investigam as melhores práticas sobre inovação educacional tendo em vista o cenário em que se inserem as instituições de ensino privado em que precisam ser competitivas. Quais são os espaços e experiências mais relevantes que geram níveis elevados de criatividade e inovação nas instituições de ensino? Muito do que lemos na literatura nos trás a ideia de que os processos mais inovadores originaram-se a partir de indivíduos altamente diferenciados em forma de um lampejo criativo. Mas, precisamos entender outra faceta dos processos de inovação. Steven Johnson, autor do livro- De onde vêm as boas ideias, afirma que as ideias revolucionárias quase nunca surgem num surto repentino de inspiração. Trata-se de uma construção coletiva em ambientes específicos que terão seu clímax em momentos propícios onde haja todas as condições para que o processo de inovação aconteça. O autor cita o exemplo dos cafés durante o Iluminismo e os salões parisienses do Modernismo, espaços que eram motores de inovação, pois criavam um espaço onde as ideias pudessem se misturar e gerar novas formas de serviços, produtos e atendimento de demandas. Uma mistura de grandes insights entre indivíduos que exercitam a criatividade, equipes que buscam o novo e uma gestão que propicie a busca por soluções originais. O processo criativo se dá na realidade com a construção de um ambiente corporativo onde tanto o indivíduo quanto a equipe adquirem uma maior consciência de si e de suas capacidades de percepção e ideação, o que os torna potencialmente mais inovadores diante dos desafios que se apresentam. Assim, a Criatividade e Inovação, sua parceira mais constante é também uma competência técnica a ser aprendida. Ela não funciona como uma chave de liga e desliga. Mas, indivíduos e equipes criativas carregam durante sua trajetória o olhar investigativo, a inquietação, o questionamento, o pensar propositivo, a ação solucionadora e realizadora. Essa maneira de se obter a inovação nos espaços educacionais se confunde com a própria maneira de viver o cotidiano nos ambientes de aprendizagem em que as experiências devem ser estudadas, compartilhadas e aprendidas, tanto em seus territórios de expressão mais livre quanto nos de expressão mais utilitária, se interpenetram e se auxiliam em energia, na visão constitutiva do processo de inovação. De onde surgem as grandes inovações-1     De onde surgem as grandes inovações-2   As figuras acima demonstram a organização do processo criativo desde os campos mais puros onde ela pode ser expressa livremente até um processo em que se pode aplicar a criatividade como ferramenta para fomentar a inovação individual e no grupo. Abaixo um esquema estruturado para o fomento da inovação através do processo criativo descrito nas figuras anteriores. De onde surgem as grandes inovações-3   Algumas instituições de ensino dispõem de estruturas cuja missão é fomentar a inovação institucional, mas na maior parte das vezes não é uma ação processual. São raros os programas e atividades organizacionais para capacitação de indivíduos e equipes a estimular o olhar criativo e inovador. Trata-se de um espaço importante, cujo desenvolvimento tornará a instituição muito mais competitiva. Destes espaços é que surgem de fato as grandes inovações. É recente a compreensão de que estamos imersos num sistema de inovação formada por uma teia de múltiplos atores (gestores, docentes, empresas, clientes, mercado, governo). Mas, necessário ter em vista o papel decisivo da inovação para o desenvolvimento , seja ele de instituições ou do país.  

01/06/2015

Lourival Gonçalves

O site da www.proinnovare.com.br está com problemas??? Não consigo acessá-lo...

22/09/2014

Taiguara Langrafe

Obrigado pela inspiração, Carmem. Acredito que a criação de condições para a inovação passa pelo interesse das pessoas em partilhar suas ideias, com paciência e respeito. A metáfora dos cafés foi ótima. Abraços e parabéns pelo excelente texto.

12/09/2014

Marcelo christovao

Muito legal seu ponto de vista, acho que uma parte do que você fala foi aplicado pela Apple. O mais difícil é a valorização do intuitivo, dentro de organizações engessadas.

06/09/2014

Edvaldo Gomes

Muito bom o seu artigo,bastante inovador com bastante criatividade,meus parabéns.

05/09/2014

Rubens Martins

Prezada Maria Carmem, admiro seu entusiasmo com as questões ligadas à inovação educacional, e espero que estas reflexões possam sensibilizar gestores, docentes e também órgãos governamentais para, de alguma forma, as políticas públicas incorporarem mecanismos de valorização e indução de boas práticas educacionais nos cursos superiores.

05/09/2014

Nei Grando

Carmem, muito bom seu artigo incluindo as imagens. Cada vez mais é preciso tornar claro que tão importante quanto a imaginação que contribui para o processo criativo na geração das ideias de valor, conhecimento proporciona a base de sustento para a criatividade, e atitude que é a força de vontade do indivíduo/equipe para transformar a(s) ideia(s) em algo concreto (protótipo / invenção); é também necessário recursos, cultura e ambiente propícios (da organização), num contexto tecnológico, econômico e social apropriado (timing) - para levar a invenção ao mercado com sucesso (que resulta na inovação). E é verdade que tudo isso não acontece num passe de mágica, é necessário apoio da liderança, alinhamento com a estratégia, disciplina e método, onde se combina conceitos, capacidades, conexões, recursos, tempo e até mesmo uma pitada de "sorte”, não só para inovar, mas para fazer isso de forma sustentável. Acredito que aos poucos as atuações das universidades, organizações, risco e governo juntos proverão condições para que o Brasil possa se tornar um país realmente inovador. Abraço, @neigrando

05/09/2014

Maria Carmen Tavares Christóvão

Palestras e Cursos sobre o tema Criatividade e Inovação. ?Maria Carmen Tavares Christóvão Mestre em Gestão da Inovação e Pós Graduada em Adm. de RH. Diretora da PRO INNOVARE | Assessoria e Consultoria em Gestão da Inovação | +55 31 3568.5754 | Cel: +55 31 9251.5555 | www.proinnovare.com.br

05/09/2014

Elimar Melo

Sensacional!!! A escola deveria exercer, também, o papel de provocar a inovação ao invés de apenas reproduzir as ideias já prontas. Parabéns pela provocação Maria Carmen.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020