![Ronaldo Mota](http://blog.abmes.org.br/wp-content/uploads/2013/11/Ronaldo-Mota-150x150.jpg)
1. uma sociedade em que a informação estará amplamente disponível, instantaneamente acessível e podendo ser obtida gratuitamente; 2. uma geração que estará conectada de forma quase contínua e permanente; e 3. tecnologias que viabilizam desenvolver todas as tarefas cotidianas sem prejuízo de, simultaneamente, permitir que as pessoas estejam conectadas em tempo integral.
A pergunta a ser respondida, cujas consequências ainda não avaliamos plenamente, é como fica a educação nestes novos tempos? Provável que a resposta completa não esteja mesmo disponível e os detalhes dependam de particularidades e peculiaridades, associadas com variáveis complexas, incluindo o acaso, difíceis de prever. O que podemos é tentar traçar o perfil deste novo aluno. Com a vantagem que ele, de alguma forma, já existe, o que dispensa que elocubremos demais. Basta examinar as tendências já em curso. À medida que lidamos com os mais jovens, especialmente crianças e bebês, conseguimos vislumbrar melhor o que virá a seguir. Assim, uma constatação é a impossibilidade da medida temporal de conexão, a ausência gradativa de significado para o clássico "entrar" ou "sair" da internet. Podemos elencar algumas outras características, tais como: o relativo desprezo pela memória, largamente compensada pela supremacia na lida com diferentes plataformas de acesso à informação; a disposição de absorver conteúdos, inclusive profundos e longos, desde que disponibilizados nas linguagens e nos módulos temporais apropriados; a compatibilidade de estabelecer com os mediadores educacionais uma relação bastante distinta daquela que conhecemos hoje entre professor e aluno; a facilidade em trabalhar e desenvolver missões em equipe, independente da presencialidade física etc. Com o foco no aluno, talvez fique mais simples imaginar como os demais atores e espaços educacionais se adaptarão ou não. O papel do educador e a missão da escola são elementos que trazem em comum duas certezas, ainda que aparentemente contraditórias:1. escola e educador sobreviverão, 2. ambos serão tão profundamente modificados que suas novas faces terão uma relação de memória distante com o que foram no passado, ou seja, continuarão a ser, ainda que sendo substancialmente diversos do que foram um dia.
Mas, por enquanto, é certo que os alunos mudaram e foi antes da semana passada.