Welinton Baxto
Complementarmente[...] Refletindo sobre o termo "INOVAÇÃO" no processo ensino-aprendizagem com o uso das TICs.
Sabe-se que o uso das TICs, seja na educação básica ou superior, não acontece de forma tão simples, porquanto, interferem para o seu alcance a infraestrutura capaz de suportar as tecnologias digitais; ausência de curso de formação continuada para a docência online; falta de contratação de equipe multidisciplinar; baixa remuneração; descontinuidade do trabalho pedagógico; dificuldade dos professores para apropriação da teoria, da técnica e da prática voltada ao emprego das TICs como apoio pedagógico. Essas e outras, podem conspirar em desfavor da participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Não obstante, a prática pedagógica está vinculada à aprendizagem por serem atos intrínsecos ao processo ensino-aprendizagem, dependendo da técnica utilizada o tipo de aprendizagem (individualizada, cooperativa ou colaborativa) se isola ou se complementa. Para essa expertise há necessidade da compreensão se determinada técnica contribuirá ou não para o processo ensino-aprendizagem.
Welinton Baxto
O artigo suscitou o alerta de Darcy Ribeiro "É de matar de vergonha o descalabro de nossas universidades. Na maior parte delas, o professor simula ensinar e o aluno faz de conta que aprende, na fabricação mais ousada de diplomas que reproduz o papel de legitimadora do status social da classe média. Imensa é a gravidade desse problema, porque é através da educação superior que se domina e se cultiva o saber erudito de nossa civilização. É também através dela que se produzem e reproduzem quadros profissionais, técnicos e científicos de uma nação moderna"
Numa sociedade abastecida por tecnologia a educação a distância poderá alcançar quantidade e qualidade desde que o modelo pedagógico esteja ajustado ao público específico sem reservas!