Peer Instruction: invertendo salas de aula com metodologias ativas

Peer Instruction: invertendo salas de aula com metodologias ativas

Para se adequar às necessidades do mercado, o modelo educacional brasileiro precisa de importantes ajustes e modernizações. Alguns conceitos como a sala de aula invertida, o ensino híbrido e as metodologias ativas de aprendizagem estão revolucionando a educação superior nas melhores universidades do mundo. Estes modelos quebram a prevalência absoluta da aula expositiva e introduzem elementos inovadores que melhoram a performance, o engajamento e a satisfação dos alunos, melhorando os índices de evasão e de reprovação.

Neste curso será abordada uma das metodologias ativas mais inovadoras do mundo: a Peer Instruction, que representa uma revolução das metodologias ativas de aprendizagem. Criada na Universidade de Harvard pelo prof. Eric Mazur, a Peer Instruction estabelece o modelo Just in Time (JIT), trabalhando a resolução de problemas reais em sala de aula e permitindo que os alunos desenvolvam sua capacidade de argumentação por meio de testes conceituais e discussão com os colegas. A metodologia favorece a inovação e inverte a lógica da sala de aula. 

Pela simplicidade e facilidade de aplicação, é altamente recomendável a adoção deste modelo como ferramenta de aprendizagem em qualquer área de ensino. O objetivo é compartilhar conhecimento e mostrar a evolução da aprendizagem do aluno em tempo real.

Objetivos

  • Apresentar elementos que estão revolucionando a educação superior, como o ensino híbrido, a sala de aula invertida e o uso das metodologias ativas de aprendizagem.
  • Formar os participantes na metodologia Peer Instruction, criada na Universidade de Harvard pelo professor Eric Mazur.

Conteúdo

Módulo 1 - Ensino híbrido e sala de aula invertida

Módulo 2 – Apresentação: o que é Peer instruction e como ela funciona

Módulo 3 – Teste conceitual sobre a metodologia Peer instruction

Módulo 4 – Interação e feedback sobre a Peer instruction        

Metodologia

  • Vídeo aulas;
  • Textos de apoio;
  • Fóruns temáticos de discussão;
  • Hangout para a aplicação da Peer Instruction 100% online (inédito no Brasil);
  • Encontro presencial em Brasília/DF (oficina hands on para a prática da técnica).

*A ABMES possui parceria com hotéis próximo à sede da Associação. Clique aqui e confira. 

Público-alvo
Mantenedores, reitores, pró-reitores acadêmicos, diretores, coordenadores, procuradores institucionais, docentes, tutores online e presenciais e profissionais da educação superior

Carga horária: 30h (25 horas online e 5 horas presenciais)

Certificado
O certificado de formação será emitido pela ABMES, mediante participação nas atividades.

Cronograma

19/08

Início do curso 

20/08 a 04/09 - horário livre, a critério do aluno

 

Módulos 1 e 2
22/08  - de 15h a 17h

Hangout para atividade prática

23/08 a 27/08 - aberto durante todos os cinco dias, sem restrição de horário

 

Fórum de discussão 1

05/09 a 12/09 - horário livre, a critério do aluno

 

Módulos 3 e 4

13/09 a 19/09 - aberto durante todos os sete dias, sem restrição de horário

 

Fórum de discussão 2
20/09 - de 9h a 17h

Encerramento do curso com encontro presencial na sede da ABMES, em Brasília/DF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Instrutor
* Gustavo HoffmannDiretor do Grupo A Educação e articulista da Revista Linha Direta. É Fellow pela universidade de Harvard (LASPAU), onde estudou metodologias ativas de aprendizagem (Active Learning), ensino híbrido (Blended Learning) e sala de aula invertida (Flipped Classroom). Foi diretor de Inovação e Internacionalização do Grupo Anima Educação e diretor Acadêmico e de EAD do Grupo Alis Educacional. Atuou também como diretor acadêmico, diretor de Pós-graduação, diretor de EAD e diretor de Negócios da Kroton Educacional. Estruturou programas de ensino híbrido com uso de metodologias ativas de aprendizagem em dezenas de IES no Brasil e no México. Compôs o Comitê de Especialistas do Horizon Project - New Media Consortium e faz parte do Comitê Gestor do Consórcio STHEM Brasil, projeto que capacita professores para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Participou de visitas e programas de intercâmbio acadêmico em Stanford, Harvard, MIT, Arizona State University, New York State University, UC Berkeley, Indian Institute of Technology, National University of Singapore, entre outras.

Investimento

Regular

Associado ABMES

R$ 499,00

Não associado

R$ 999,00

 

 
 

Curtir:

Compartilhar: