Currículos inovadores nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu no contexto do século XXI

Os desafios do Século XXI exigem que a Educação Superior trilhe novos rumos e supere o descompasso, cada vez mais evidente, entre a formação hoje ofertada nas IES e a exigida pela sociedade contemporânea. Isso significa que novos modelos e novas práticas, concebidas sob novos paradigmas, precisam ser implementados para que a formação humana e profissional esteja devidamente alinhada às transformações estruturais e conjunturais trazidas pelas novas tecnologias e os avanços das ciências. 

Mas, afinal, quais são as características da atualidade que demandam essas mudanças na Educação Superior?  Que mudanças são necessárias para inovar? É possível inovar em um setor que é altamente regulado? Tais mudanças têm respaldo legal? Por onde começar a ruptura paradigmática nas IES, visando a construção de currículos inovadores que deve ser coletiva e processual? 

Acreditamos que um bom começo passa por uma reflexão aprofundada sobre o que sustenta a prática de formação, ou seja, o currículo.

Dessa forma, o curso proposto pretende trabalhar não apenas os princípios basilares da construção curricular, mas também promover um processo de formação significativa, abordando e discutindo questões relevantes sobre currículos inovadores nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu; gestão acadêmica; novas metodologias; modelos, limites e possibilidades existentes na regulação e nos instrumentos de avaliação vigentes. 

Além de especialistas sobre os diversos temas, o curso contará com a participação de representantes de Instituições de Educação Superior (IES) que já possuem práticas inovadoras em seus currículos, metodologias e/ou na gestão, que compartilharão suas experiências.

O presente curso representa avanço no debate sobre um do temas prioritários na educação superior, que é currículo inovador e seus múltiplos aspectos nos âmbitos da graduação e da pós-graduação stricto sensu, além de abordar questões relacionadas com a regulação, com a supervisão e com a avaliação preconizadas pelo CNE e pelo MEC (SERES, INEP e CAPES). 
Dentre o conjunto dos tópicos a serem tratados, serão destacados o histórico, a missão e a vocação da IES, considerando a diversidade regional e o contexto social, político e cultural da inserção institucional.  

Este curso é uma realização da ABMES em parceria com a Edux Consultoria.



Objetivos

Geral: 
Contribuir para a modernização das estruturas curriculares sustentadas em bases tradicionais, distantes das exigências formativas atuais, dotando os participantes dos insumos necessários à construção de currículos inovadores, na graduação e nos programas stricto sensu, alinhados aos desafios da sociedade contemporânea e às exigências do mercado de trabalho. 

Específicos: 

  • Debater as bases da educação superior tradicional e da educação superior inovadora e empreendedora no contexto do Século XXI.  
  • Problematizar os modelos curriculares tradicionais e sua (in)adequação à formação humana e profissional exigidas pela sociedade complexa, tecnológica e competitiva do Século XXI. 
  • Conhecer as características e especificidades de um Currículo Inovador nos âmbitos da graduação e da pós-graduação stricto sensu. 
  • Identificar a importância da extensão e da pesquisa nos currículos inovadores.
  • Analisar os marcos regulatórios, os instrumentos de avaliação e os modelos de avaliação externa, com ênfase na avaliação remota implantada pelo INEP, identificando limites e possibilidade para a implementação de inovações curriculares no âmbito das IES. 
  • Conhecer e refletir sobre a Política de Pós-Graduação Stricto Sensu da CAPES/MEC, seu modelo avaliativo e as oportunidades de implantar programas inovadores nas IES. 

O curso acontecerá de forma on-line, proporcionando aos alunos a flexibilidade para estudar onde e quando quiserem.

As aulas serão divididas em 5 módulos:

Módulo I - Por que migrar de um currículo tradicional para um currículo inovador? (Profª Iara de Xavier e Profª Patrícia Vilas Boas)

Bases da educação superior tradicional e da educação superior inovadora e empreendedora no contexto do Século XXI.  
Contexto e complexidade da Educação Superior na contemporaneidade.
Aprendizados decorrentes da Pandemia da Covid 19 e relevância e desafios da Educação Superior pós Pandemia.
Elementos constitutivos comuns dos currículos dos cursos de graduação, na perspectiva da criatividade e da inovação disruptiva.  

Módulo II - Qual o conceito de currículo inovador no âmbito da graduação, considerando os ecossistemas? (Profª Fran Hasmann)
 
Conceitos e tendências na estruturação de currículos inovadores para graduação. 
Desenvolvimento de habilidades inovadoras e o mercado de trabalho. 
Importância da tecnologia, da inovação e da criatividade nos currículos em “tempos inquietos”. 
Extensão e pesquisa como diferenciais na construção dos currículos inovadores.
Desafios e contornos da gestão de currículos inovadores na graduação. 
 
Módulo III - Como adotar currículos inovadores na graduação frente à regulação, à supervisão e à avaliação do MEC? (Prof. Paulo Chanan)
 
Construção dos currículos inovadores pelas IES, observando os aspectos regulatórios, de supervisão e de avaliação do MEC.  
Marco regulatório vigente, com ênfase nos atos decorrentes da pandemia COVID-19, os modelos de avaliação externa e os instrumentos de avalição in loco.  
Desafios e oportunidades do novo modelo de avaliação remota do INEP.
Cenários prospectivos para a educação presencial e a distância, abordando o sistema híbrido. 
 

Módulo IV - Como conceber cursos/programas inovadores na pós-graduação stricto sensu? (Prof. Max Damas) 

Política de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: pesquisa, inovação, ciência e sociedade. 
Modelo de avaliação da CAPES dirigido aos programas de pós-graduação stricto sensu.
Importância da integração da graduação e da pós-graduação stricto sensu no contexto das políticas institucionais. 
Pós-graduação stricto sensu impulsiona a implantação de currículos inovadores nos cursos de graduação. 
 
Módulo V - Mesa Redonda: Experiências institucionais em promover rupturas paradigmáticas na educação superior por meio da implantação e implementação de currículos inovadores nos cursos superiores de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologias nas modalidades presenciais e a distância). 
 
Público-alvo: 
Mantenedores, Reitores, Pró-Reitores Acadêmicos, Diretores, Coordenadores, Procuradores Institucionais, Coordenadores Pedagógicos, Membros do NDE, da CPA e demais profissionais da Educação Superior.

Carga horária:
20 horas (incluindo leituras remotas e acesso ao conteúdo da plataforma).

Local: 
Plataforma Moodle da ABMES (aulas síncronas + atividades assíncronas).

Cronograma:

Início do curso 12 de agosto - 9h00

Módulo I

12 de agosto - 9h30 às 12h30

Módulo II

18 de agosto - 10h00 às 12h30

Módulo III

25 de agosto - 10h00 às 12h30

Módulo IV

01 de setembro - 10h00 às 12h30 

Módulo V

08 de setembro - 10h00 às 12h30

 

Especialistas: 

 *Iara de Xavier - Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Especialista em Educação Superior. Diretora Executiva da Edux Consultoria. Assessora da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Professora aposentada da Universidade Federal de Brasília (UnB).

 

 *Paulo Chanan - Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional S/A. Membro do Conselho de Administração e assessor da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

 

 *Patrícia Vilas Boas - Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Políticas Públicas Sociais (ENAP) e em Educação a Distância (UnB). Diretora técnica da Edux Consultoria. No MEC atuou como diretora de Regulação da Educação Superior (SERES) e diretora de Programas da Secretaria Executiva, entre outras funções. Foi membra da CONAES e do CC-PARES.

 

 *Max Damas Doutor em Engenharia Produção com ênfase em Pesquisa Operacional e Otimização e Alocação de Recursos. Professor e pró-reitor acadêmico do Centro Universitário UniCarioca. Especialista em educação superior. Assessor da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

 

 *Francislene Hasmann - Doutora em Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado em Engenharia Química. Professora universitária desde 1999. Professora pesquisadora stricto sensu da Universidade da Amazonas (Unama). Diretora Adjunta de Regulação e Qualidade do grupo Ser Educacional.

 

Investimento

Associados ABMES e Clientes Edux R$ 999,00

Não associado ABMES

R$ 1.999,00

Associados ABMES, Clientes Edux e egressos da 1ª turma do curso Currículos Inovadores

 

Solicite seu desconto especial (relacionamento@abmes.org.br)

 

Atenção: A instituição que tiver o maior número de inscrições, GANHARÁ um brinde especial!

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