Currículos inovadores nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu no contexto do século XXI

Currículos inovadores nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu no contexto do século XXI

21 ??????????????????????????????????????????????????? ?? ???????????????????????????????????????????????? ???? 

??????????????????????????? ??????? ?????????????????? ???????????? ???????????????????????????????????? 

?????????????????????????????? ?? ?

???????????????????????????????????????????????? ??????????????? ???? ???? ???????????????????????? 

????????????????????????/?????????????????? ??????????????????????

???????????????????????????????????????????????? ???????????????????????? CNE?MEC????INEP????? 
???????????????????????????????????????????????? ??????  

???? ABMES ?Edux ???????? ?



??

??? 
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? 

??? 

  • ??21????????????????????????  
  • ???????????????? 21 ?????????????????????????? 
  • ??????????????????????????????? 
  • ?????????????????
  • ?????????????????????? INEP ?????????????????????????????????? 
  • ????? CAPES/MEC Stricto Sensu ?????????????????????????????? 

?????????????????????????

?????5????

?? I  - ?????????????????Iara de Xavier ??? Patricia Vilas Boas ???

Bases da educação superior tradicional e da educação superior inovadora e empreendedora no contexto do Século XXI.  
Contexto e complexidade da Educação Superior na contemporaneidade.
Aprendizados decorrentes da Pandemia da Covid 19 e relevância e desafios da Educação Superior pós Pandemia.
Elementos constitutivos comuns dos currículos dos cursos de graduação, na perspectiva da criatividade e da inovação disruptiva.  

Módulo II - Qual o conceito de currículo inovador no âmbito da graduação, considerando os ecossistemas? (Profª Fran Hasmann)
 
Conceitos e tendências na estruturação de currículos inovadores para graduação. 
Desenvolvimento de habilidades inovadoras e o mercado de trabalho. 
Importância da tecnologia, da inovação e da criatividade nos currículos em “tempos inquietos”. 
Extensão e pesquisa como diferenciais na construção dos currículos inovadores.
Desafios e contornos da gestão de currículos inovadores na graduação. 
 
Módulo III - Como adotar currículos inovadores na graduação frente à regulação, à supervisão e à avaliação do MEC? (Prof. Paulo Chanan)
 
Construção dos currículos inovadores pelas IES, observando os aspectos regulatórios, de supervisão e de avaliação do MEC.  
Marco regulatório vigente, com ênfase nos atos decorrentes da pandemia COVID-19, os modelos de avaliação externa e os instrumentos de avalição in loco.  
Desafios e oportunidades do novo modelo de avaliação remota do INEP.
Cenários prospectivos para a educação presencial e a distância, abordando o sistema híbrido. 
 

Módulo IV - Como conceber cursos/programas inovadores na pós-graduação stricto sensu? (Prof. Max Damas) 

Política de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: pesquisa, inovação, ciência e sociedade. 
Modelo de avaliação da CAPES dirigido aos programas de pós-graduação stricto sensu.
Importância da integração da graduação e da pós-graduação stricto sensu no contexto das políticas institucionais. 
Pós-graduação stricto sensu impulsiona a implantação de currículos inovadores nos cursos de graduação. 
 
Módulo V - Mesa Redonda: Experiências institucionais em promover rupturas paradigmáticas na educação superior por meio da implantação e implementação de currículos inovadores nos cursos superiores de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologias nas modalidades presenciais e a distância). 
 
????? 
???????????????????????????????NDE ????????????????????

?????
20??????????????????

???  ABMES Moodle
??????+??????

????

???? 8 ? 12 ? - ?? 9:00

???

8 ? 12 ? - ?? 9:30 ??? 12:30

???

8 ? 18 ? - ?? 10:00 ??? 12:30

???

8 ? 25 ? - ?? 10:00 ??? 12:30

???

9 ? 1 ? - ?? 10:00 ??? 12:30 

???

9 ? 8 ? - ?? 9:30 ??? 12:00

 

??? 

 *Iara de Xavier  -  Fiocruz ??????????????Edux ???????????????????? (ABMES) ???????????????Abrafi?????????????? (UnB) ?????

 

 * Paulo Chanan  - ????? (Unama) ??????Grupo Ser Educacional S/A ????????????????????? (ABMES) ?????????????????????Abrafi?????

 

 *????·???·??? -  ?????? (UnB) ?????? ??????ENAP??????UnB?????? ?????????????????????????? ??????????????? ?? ????CC-PARES ????

 

 *??????? ????·????  ???????????? ??????????????????? (UniFOA) ????????? ???? ??????? ????/RS????????????? ??? ???????????????(COPPE/UFRJ) ?????????

 

 *?????·??? - ?????? ?????? ??????????????? ???????????? ?1999???????????????????????????????? ?????????????

 

??

????????????? ??? 999.00

?????????

??? 1,999.00

ABMES ???Edux ???????????????

 

???? (relajamento@abmes.org.br)

 

???????????? ??? ??????

Curtir:

Compartilhar: