Curricularização da Extensão: currículos inovadores com impacto social

Curricularização da Extensão: currículos inovadores com impacto social

As instituições de educação superior (IES) de todo o país têm até o fim deste ano (2022) para direcionar 10% da carga horária de seus cursos de graduação para a extensão universitária, de acordo com a Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

Atendendo a pedidos, a ABMES lança a segunda turma do curso que vai auxiliar as instituições nesta adaptação curricular. A nova turma terá como base uma proposta de inovação com impacto social a partir da conexão dos currículos com as demandas sociais e do mercado de trabalho, buscando uma renovação sob a perspectiva da educação como instrumento de enfrentamento dos desafios contemporâneos e de resolutividade de problemas emergentes da realidade em permanente mutação.

Os alunos terão uma curadoria de materiais atualizados, bem como modelos para o planejamento dos itinerários da curricularização da extensão, encontros com as coordenações de curso/NDES das IES participantes e itinerários próprios da extensão nos cursos, inclusive de Medicina.

No curso, será analisada a potência da creditação curricular da extensão nos cursos de graduação, em articulação com a pós-graduação, considerando os marcos legais, epistemológicos, operacionais e estratégicos da educação superior brasileira. 

As diretrizes para extensão no ensino superior brasileiro regulamentam a Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. 

Além das aulas síncronas (ao vivo), que ficarão gravadas para consulta posterior, a metodologia do curso contará com trilhas de aprendizagem, fóruns de interação e mentoria individualizada para as instituições inscritas.

Público-alvo: Gestores de instituição de ensino; reitores; pró-reitores; coordenadores de cursos e demais interessados. 

Objetivo: Refletir sobre a potência inovadora da creditação curricular da extensão nos cursos de graduação em articulação com a pós-graduação, considerando os marcos legais, epistemológicos, operacionais e estratégicos da educação superior brasileira. 

Curso on-line – 6 e 7 de julho (quarta e quinta-feira)

 

Encontro Síncrono: Via Zoom

Metodologia:
- Trilha de aprendizagem disponibilizada em ambiente virtual de aprendizagem (curadoria de materiais)
- Fóruns de interação/dúvidas
- Encontro com as coordenações de curso/NDES das IES participantes. (mediante agendamento)

Especialista: 

Simone Imperatore – Consultora Sênior da EDUX21 

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestra em Desenvolvimento Regional, Pós-graduada em cursos nas áreas de gestão e educação, Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciada em Pedagogia. Atua como professora universitária e consultora sênior na educação superior. Integra a União Latino-americana de Extensão Universitária e o Grupo de Pesquisa Extensión Critica do Clacso. Autora de livros na área de educação e palestrante nacional e internacional com destaque para a obra “Curricularização da Extensão: experiência da articulação extensão-pesquisa-ensino-extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais”. Rio de Janeiro: Gramma, 2019. 

 

Programação:

6/7 - quarta-feira:

9h | Abertura do curso - Aspectos legais: resolução 7/2018 em pauta - participação especial de Luiz Roberto Liza Curi, Conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE
10h30 a 11h | Módulo 1 – Educar pela extensão:  currículos inovadores e com impacto social 
11h a 12hMódulo 2 – Marco legal aplicável à curricularização da extensão
Intervalo
13h30 a 16hMódulo 3 – Experiências nacionais e Internacionais de curricularização da Extensão (modalidade presencial e EAD): referenciais operacionais da trajetória de implementação 
16h a 18h | Módulo 4 – Curricularização da extensão: diálogo e articulação entre a graduação e pós-graduação

7/7 - quinta-feira:

9h a 10h | Módulo 5 – Metodologias participativas e processo(s) avaliativo(s) em extensão universitária 
10h a 11h | Módulo 6 – Itinerários da extensão nos cursos de Direito
11h a 12h | Momento interativo
Intervalo
14h30 a 15h30 | Módulo 7 – Itinerários da extensão nos cursos de Medicina 
15h30 a 17h | Momento interativo
17h a 18h | Fala especial de Iara de Xavier, diretora executiva da EDUX21 e membro do Conselho de Administração da ABMES, sobre o tema "Curricularização da extensão em diálogo com a inovação curricular"
18h a 18h15 | Encerramento

Carga horária: 16h 

Investimento:

Associado ABMES e Clientes da EDUX21- R$ 999,00
Não associado - R$ 1.999,00
Egresso: 30% de desconto (enviar e-mail para relacionamento@abmes.org.br solicitando voucher)

 

Curtir:

Compartilhar: