Desenvolvendo o processo de autoavaliação institucional e a Comissão Própria de Avaliação da sua IES

Desenvolvendo o processo de autoavaliação institucional e a Comissão Própria de Avaliação da sua IES

Para contribuir com as instituições de educação superior (IES) na elaboração e desenvolvimento do projeto de Autoavaliação Institucional, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a EDUX21 Consultoria Educacional, realizará o curso inédito “Desenvolvendo o Processo de Autoavaliação Institucional e a Comissão Própria de Avaliação da sua IES”.

O curso apresentará uma abordagem global do processo de autoavaliação institucional, assim como o processo de instrumentalizar as CPAs em relação às inovações inerentes ao processo avaliativo no contexto do Sinaes, que em 2024 completará 20 anos.

O Sinaes vive um momento de transição, visando a modernização das suas modalidades avaliativas, principalmente da autoavaliação institucional.

De acordo com a legislação e as normas do Inep e da Coanes, as CPAs são responsáveis pela condução e sistematização dos processos de avaliação internos das IES. Portanto, elas exercem um papel crucial na elaboração e desenvolvimento da autoavaliação, em consonância com a comunidade acadêmica e os conselhos superiores institucionais.

Diante desse atual e desafiador cenário, este curso proporcionará uma visão teórica e prática inovadora sobre os principais passos para a realização do processo de autoavaliação em conformidade com as diretrizes normativas com intuito de auxiliar as CPA no âmbito dessa atribuição.

Objetivo:
Apresentar e refletir sobre a concepção da autoavaliação institucional, dos elementos constitutivos, dos procedimentos, dos desafios e das tendências dessa modalidade avaliativa, visando auxiliar as IES em todas as etapas do processo com base na qualidade e nas especificidades da IES.

Público:
Gestores de instituição de educação superior, membros das CPA, coordenadores, procuradores institucionais, docentes e profissionais do setor de educação.

Metodologia:
A metodologia utilizada será ativa, participativa e reflexiva com destaque para os aspectos práticos. O curso contará com aulas expositivas com debates, relatos de experiências institucionais, momentos de interação para exposição de cases e esclarecimentos de dúvidas.

Data: 8 e 9 de novembro
Hora: 9h às 12h e 14h às 17h
Carga Horária: 20 horas
Modalidade de oferta: remota, aulas síncronas

Módulo 1
REVISITANDO A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DO SINAES
Ementa: apresentará as modalidades avaliativas estabelecidas pelo SINAES. Autoavaliação institucional com ênfase na legislação, concepção, elementos constitutivos, bem como nos procedimentos e nas tendências no contexto das IES. Expositora: Iara de Xavier

Módulo 2
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO NO CENÁRIO INSTITUCIONAL

Ementa: tratará da CPA na estrutura organizacional e sua interface com o MEC, além de abordar as características dessa comissão com base na legislação com destaque para finalidade, atribuições, composição e mecanismos de funcionamento.
Expositora: Iara de Xavier

Módulo 3
PROCESSO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Ementa: enfatizará o processo da autoavaliação institucional conduzido pela CPA contemplando todas as fases dessa modalidade avaliativa, isto é, da elaboração do projeto até a elaboração do relatório a ser postado no e-MEC.
Expositora: Francislene Hasmann

Módulo 4
PROCESSO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Ementa: enfatizará o processo da autoavaliação institucional conduzido pela CPA, considerando a criatividade e a inovação como eixos transversais que deverão nortear todas as fases dessa modalidade avaliativa.
Expositora: Francislene Hasmann

Módulo 5
PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Ementa: tratará dos produtos resultantes da autoavaliação institucional elaborados pela CPA, com destaque para o relatório e os procedimentos inerentes a divulgação, envolvimento das comunidades interna e externa, assim como a postagem no e-MEC.
Expositor: Paulo Chanan

Módulo 6
RESSIGNIFICANDO A CPA: EXPERIÊNCIAS E CASES INSTITUCIONAIS

Ementa: apresentará e debaterá experiências e cases de condução do processo de autoavaliação institucional pela CPA, visando a construção dessa modalidade com base na modernidade desse momento histórico.
Expositor: Gabriel Haddad Teixeira

Módulo 7
DA TEORIA À PRÁTICA NA OPERACIONALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Ementa: Sistemas tecnológicos na coleta e processamento dos dados. Formas inovadoras de divulgação dos resultados. Relato Institucional e os tópicos essenciais.
Expositor: Max Damas

Módulo 8
BOAS PRÁTICAS PARA ATINGIR RESULTADOS POSITIVOS NOS PROCESSOS AVALIATIVOS

Ementa: autoavaliação institucional como balizador da Gestão Educacional. CPA como cenário estratégico institucional com atuação transversa em todas as áreas da IES. Atuação da CPA em todas as modalidades avaliativas do SINAES: avaliação institucional externa, autoavaliação institucional, avaliação de cursos e ENADE.
Expositor: Max Damas

Associados ABMES e Clientes EDUX21 Não associados Inscrição
R$ 750,00  R$ 1.500,00

Desconto progressivo para Grupos:
3 a 6 inscrições: 10%
7 a 10 inscrições: 20%
Acima de 11 inscrições: 30%

Egressos ABMES cursos: 10% de desconto

Expositores/Professores:

  • Francislene Hasmann: Engenheira Industrial Química. Doutora em Biotecnologia. Diretora Adjunto de Regulação e Qualidade do Grupo Ser Educacional.
     
  • Iara de Xavier: Diretora Executiva da EDUX21 Consultoria Educacional. Assessora da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Professora aposentada da UnB. Doutora em Saúde Pública.
     
  • Max Damas: Assessor da Presidência FOA. Assessor da presidência da ABMES. Secretário Executivo do Metarex Brasil. Doutor em Engenharia de Produção.
     
  • Paulo Chanan – Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo SER Educacional. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE e Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia. Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).
     
  • Coordenador de CPA:
    Gabriel Haddad Teixeira: Doutor em Direito pela Universidade de Brasilia, Coordenador da CPA do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e professor universitário.

Curtir:

Compartilhar: