O novo Enade no contexto do Sinaes

O novo Enade no contexto do Sinaes

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceira com a EDUX21 Consultoria Educacional, realizará o curso sobre Enade das Licenciaturas, edição 2024, visando contribuir com as instituições de educação superior (IES) particulares na obtenção de  conceitos satisfatórios no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
 

O Enade, apesar da série histórica, ainda representa um  desafio para as IES devido aos aspectos logístico e acadêmico essenciais na operacionalização dessa modalidade avaliativa, que precisa envolver todas as instâncias institucionais na conscientização do aluno em relação à importância do exame.
 

A edição de 2024 altera significativamente as diretrizes e os procedimentos relacionados ao Enade, que foca exclusivamente nos cursos de graduação licenciatura, como a prova prática. 
 

Diante deste cenário, a ABMES ofertará este curso com o intuito de subsidiar as IES em relação às importantes alterações trazidas pela Portaria nº 610, de 27 de junho de 2024, pela Portaria nº  611, de 27 de junho de 2024 e pelo Edital nº  124, de 20 de julho de 2024, visando subsidiar as IES no alcance de resultados satisfatórios. 
 

Objetivo Geral

Apresentar e refletir sobre a concepção do Enade, dos elementos constitutivos, dos procedimentos, dos desafios e das tendências do exame, com ênfase nas inovações implantadas na edição de 2024, visando auxiliar as IES  na obtenção de indicadores de qualidade satisfatórios, tendo como base o entendimento que o Enade é elemento curricular e precisa estar contemplado nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

Objetivos específicos

  • Apresentar e refletir sobre as bases conceituais do Sinaes e os elementos constitutivos do Enade, com ênfase nas alterações implantadas pelo Inep na edição de 2024;
  • Apresentar e detalhar o Plano de Ação Enade, considerando as especificidades das IES;
  • Refletir sobre os impactos dos resultados do Enade nos processos regulatórios e de supervisão dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior (IES);
  • Relatar experiências na aplicação do plano de ação em IES privadas.

 

Público-alvo: gestores, coordenadores, procuradores institucionais, docentes e profissionais do setor educacional
 

Datas: 10 e 12 de setembro de 2024

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h30
 

Investimento*

Associado ABMES, Edux 21, clientes ZMC e Associados ANFEP: R$ 899,00

Não associado: R$ 1.799,00
 

Desconto progressivo para grupos:

3 a 6 inscrições: 10%

7 a 10 inscrições: 20%

Acima de 11 inscrições: 30%

Egressos de cursos ABMES: 10% de desconto
 

*O curso precisa ser pago até a data de início (10/09), devido à necessidade de organização financeira da ABMES. Os boletos serão emitidos, exclusivamente, até a data de vencimento.

 


 

Carga horária total: 20 horas, distribuídas em atividades previstas nos módulos, atividades de leituras e estudos dirigidos. 
 

Metodologia

A metodologia utilizada será ativa, participativa e reflexiva com destaque para os aspectos práticos. O curso contará com aulas expositivas com debates, relatos de experiências institucionais, momentos de interação para exposição de cases e esclarecimentos de dúvidas. Os módulos destinarão horários para os debates e as considerações a serem apresentados pelos participantes.
 

Modalidade de oferta: remota, aulas síncronas

Parceria: EDUX21 Consultoria Educacional


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Especialistas

Iara de Xavier: CEO da EDUX21 Consultoria Educacional. Assessora da Presidência da ABMES. Diretora Técnica da ABRAFI. Assessora da presidência do Instituto Êxito de Empreendedorismo. Doutora em Saúde Pública. Professora aposentada da Universidade Federal de Brasília – UnB.

 

Francislene Hasmann: Engenheira Industrial Química. Doutora em Biotecnologia. Diretora Adjunta de Regulação e Qualidade do Grupo Ser Educacional. 

 

Gisele Amaral: Coordenadora de Assuntos Regulatórios no Centro Universitário UniCarioca. Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio. Procuradora e Recenseadora Institucional.  

 

Max Damas: Assessor da presidência da Fundação Oswaldo Aranha e da presidência da ABMES. Engenheiro de Computação e Doutor em Engenharia de Produção. Professor e gestor universitário há 20 anos. Escritor, palestrante e consultor em estratégias educacionais. 

 

Paulo Chanan: Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional. Graduado em Direito. Mestre em Administração, especialista em Direito Empresarial e Alta Gestão de Instituições de Educação Superior. 

 

Pedro Henricque Ferreira: Coodenador de Relações Governamentais do grupo YDUQS. Advogado e membro da Comissão de Educação da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Possui experiência em regulação da educação superior, com atuação junto à Coodernação-Geral de Legislação e Normas da Seres/MEC. Foi consultor educacional na EDUX21 Consultoria Educacional.

Ricardo Aguiar: Coordenador de Planejamento da Fundação Educacional Jayme de Altavila e Procurador Institucional do Centro Universitário CESMAC. Docente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), avaliador de RSC do Ministério da Educação e do BASIS/INEP. Graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Comunicação de Dados; Gestão de Projetos; MBA em Gestão Empresarial e Mestre em Engenharia Industrial.


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PROGRAMAÇÃO:

 

Abertura: Celso Niskier – diretor-presidente da ABMES 

 

Módulo 1: O NOVO ENADE NO CONTEXTO DO SINAES

Ementa: Este módulo visa apresentar a legislação, a concepção, os elementos constitutivos que integram os indicadores, bem como os procedimentos e as tendências sobre o ENADE no contexto das IES, assim como enfatizar as alterações previstas para o Enade 2024.

Expositores: Iara de Xavier e Paulo Chanan

 

Módulo 2: IMPACTO DO ENADE NOS PROCESSOS REGULATÓRIOS

Ementa: O módulo II tratará dos processos regulatórios e da supervisão dos cursos de graduação, com base nos resultados do ENADE, com destaque para a importância de um plano de ação voltado para o ENADE, compreendendo todas as etapas processuais.  

Expositor: Pedro Ferreira

 

Módulo 3: DA TEORIA À PRÁTICA NA OPERACIONALIZAÇÃO DO ENADE

Ementa: Este módulo abordará a prática do ENADE na perspectiva da prova e dos cálculos que são realizados na composição da nota. Trata-se de um módulo que apresenta toda a composição do exame e os cálculos realizados no processo de avaliação.

Expositor: Max Damas

 

Módulo 4: BOAS PRÁTICAS PARA ATINGIR RESULTADOS POSITIVOS NO ENADE

Ementa: O módulo IV apresentará as boas práticas para incentivar e conscientizar os alunos da importância da realização da prova, assim como destacará a importância dos coordenadores dos cursos, dos docentes dos NDE, dos membros das CPA, enfim de toda a comunidade acadêmica e de gestão. 

Expositora: Francislene Hasmann

 

Módulo 5: ATUAÇÃO DO PI COMO PONTO FOCAL NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENADE NA IES

Ementa: Este módulo descreverá a atuação do PI nos procedimentos vinculados ao ENADE no contexto institucional. 

Expositores: Gisele Amaral e Ricardo Aguiar

 

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