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Imagem na Web: Eficiência, Eficácia ou Anacronismo Virtual

Outros Autores

23/11/2010 05:04:25

Jacqueline Nahas
Analista da Hoper Estudos de Mercado
***
Um dos canais de comunicação e informação que mais se utiliza atualmente é a internet. E porque escolher a net para conhecer melhor as instituições de ensino superior (IES)?   Várias pesquisas, dentre elas as qualitativas, demonstram cada vez mais a importância do meio virtual entre os jovens que consideram navegar no site tão importante quanto à visita presencial ao campus. Pelo site conhecem a “cara” da instituição e esperam encontrar todas as informações que necessitam. O site institucional é a vitrine da IES, configurando-se como um dos meios mais rápidos e de fácil acesso à multiplicidade de cursos e aos recursos educacionais ofertados. Além disso, revela se há profissionalismo com relação ao Marketing Institucional. Neste sentido, voltar-se para o meio virtual de interação, mais do que adequar a linguagem ao momento atual é focar nesse público-alvo. No entanto, é necessário um cuidado a mais nesse contato. Um site bem estruturado, objetivo e de visual “limpo”, contendo as informações necessárias para essa interação é fundamental para o sucesso da comunicação entre a instituição e o público em geral. Algumas páginas da Web não fazem distinção entre o ensino fundamental e médio e o ensino superior. Isso denota falta de atenção ao que o jovem valoriza: passar para uma nova fase de vida, muito importante para ele, adulta e mais madura. Essa mescla de públicos pode passar uma imagem de dubiedade, que pode gerar desconforto ou inadequação ao visitante. O excesso de imagens piscando, cores fortes de difícil visualização, falta de informações, páginas em eterna construção ou que não levam a lugar algum, transformam-se em ferramenta de comunicação que trabalha contra a própria instituição. Muitos sites não possuem nem telefones de contato. A adequação das informações às necessidades do visitante é o ponto mais importante, levando-se em conta que atender questões básicas da navegabilidade e da comunicação na elaboração do site fazem com que as IES comprometidas com a imagem que possuem na Web, já estejam em consonância com as exigências da portaria No2864 de 24 de agosto de 2005 e da Normativa No 40 de 12 de Dezembro de 2007, do Ministério da Educação e Cultura. Para quem quiser acessar, seguem os links da portaria: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portaria2864-2005.pdf e da Normativa: http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/port40.pdf Estas diretrizes do MEC contemplam a obrigatoriedade das IES inserirem no site, várias informações, e que dizem respeito inclusive à ética comercial da instituição. Dentre elas podemos citar:
  • Colocar de maneira acessível o edital de convocação do vestibular,
  • Endereço e telefones de contato na página inicial;
  • O valor corrente das mensalidades de modo claro e objetivo, acessível a qualquer visitante, lembrando que este item diz respeito ao Direito do Consumidor;
  • Os gestores da instituição;
  • Quem são os coordenadores e os seus currículos;
  • O programa de cada curso oferecido;
  • A infra-estrutura que a IES oferece;
  • Dentre outras informações.
Com cinco anos de existência, ainda encontramos IES que não se adequaram à lei. Onde está a agilidade e rapidez que caracterizam cada vez mais as modernas ações de gestão e qualidade no atendimento? Podemos citar abaixo, alguns aspectos positivos que facilitam a navegabilidade:
  • Estrutura lógica no fluxo da navegação;
  • Nomes de seções claros e objetivos, sem uso de siglas ou abreviaturas;
  • Links estruturados e funcionais;
  • Leveza no carregamento das páginas acessadas;
  • Mapa do site na Home page;
  • Os imprescindíveis telefones de contato da instituição.
Todas essas requisições são para diminuir o espaço que se encontra entre a IES e o cliente, fornecendo a este, todas as informações das quais necessita. Estas ações colaboram com a transparência, a credibilidade e a confiabilidade da IES, além do cuidado e da conduta exemplar com a própria imagem. É escolha da IES, optar por uma imagem de autoconfiança, de modernidade, de presteza e acessibilidade. Mais do que conhecer a fundo o conceito de visibilidade na rede, é escolher entre a eficiência, a eficácia e o anacronismo virtual. A eficiência no modo de fazer corretamente para se atingir os objetivos, a eficácia, atingindo os objetivos não importando o modo como é feito, ou o anacronismo virtual, não aproveitando todo o potencial que a Web apresenta. O que importa não é o estágio no qual está a sua IES hoje, mas sim onde ela poderá chegar em termos de eficiência e qualidade no atendimento, se souber fazer as devidas adequações. É só começar!  

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