Jacqueline NahasAnalista da Hoper Estudos de Mercado***Um dos canais de comunicação e informação que mais se utiliza atualmente é a internet. E porque escolher a net para conhecer melhor as instituições de ensino superior (IES)?
Várias pesquisas, dentre elas as qualitativas, demonstram cada vez mais a importância do meio virtual entre os jovens que consideram navegar no site tão importante quanto à visita presencial ao campus. Pelo site conhecem a “cara” da instituição e esperam encontrar todas as informações que necessitam.
O site institucional é a vitrine da IES, configurando-se como um dos meios mais rápidos e de fácil acesso à multiplicidade de cursos e aos recursos educacionais ofertados. Além disso, revela se há profissionalismo com relação ao Marketing Institucional. Neste sentido, voltar-se para o meio virtual de interação, mais do que adequar a linguagem ao momento atual é focar nesse público-alvo.
No entanto, é necessário um cuidado a mais nesse contato. Um site bem estruturado, objetivo e de visual “limpo”, contendo as informações necessárias para essa interação é fundamental para o sucesso da comunicação entre a instituição e o público em geral.
Algumas páginas da Web não fazem distinção entre o ensino fundamental e médio e o ensino superior. Isso denota falta de atenção ao que o jovem valoriza: passar para uma nova fase de vida, muito importante para ele, adulta e mais madura. Essa mescla de públicos pode passar uma imagem de dubiedade, que pode gerar desconforto ou inadequação ao visitante.
O excesso de imagens piscando, cores fortes de difícil visualização, falta de informações, páginas em eterna construção ou que não levam a lugar algum, transformam-se em ferramenta de comunicação que trabalha contra a própria instituição. Muitos sites não possuem nem telefones de contato.
A adequação das informações às necessidades do visitante é o ponto mais importante, levando-se em conta que atender questões básicas da navegabilidade e da comunicação na elaboração do site fazem com que as IES comprometidas com a imagem que possuem na Web, já estejam em consonância com as exigências da portaria No2864 de 24 de agosto de 2005 e da Normativa No 40 de 12 de Dezembro de 2007, do Ministério da Educação e Cultura.
Para quem quiser acessar, seguem os links da portaria: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portaria2864-2005.pdf e da Normativa: http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/port40.pdf
Estas diretrizes do MEC contemplam a obrigatoriedade das IES inserirem no site, várias informações, e que dizem respeito inclusive à ética comercial da instituição. Dentre elas podemos citar:
- Colocar de maneira acessível o edital de convocação do vestibular,
- Endereço e telefones de contato na página inicial;
- O valor corrente das mensalidades de modo claro e objetivo, acessível a qualquer visitante, lembrando que este item diz respeito ao Direito do Consumidor;
- Os gestores da instituição;
- Quem são os coordenadores e os seus currículos;
- O programa de cada curso oferecido;
- A infra-estrutura que a IES oferece;
- Dentre outras informações.
- Estrutura lógica no fluxo da navegação;
- Nomes de seções claros e objetivos, sem uso de siglas ou abreviaturas;
- Links estruturados e funcionais;
- Leveza no carregamento das páginas acessadas;
- Mapa do site na Home page;
- Os imprescindíveis telefones de contato da instituição.




