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Onde estão os Doutores que os Doutores do MEC acham que existem - I

Celso Frauches

07/12/2009 10:18:47

(continua)

Celso da Costa Frauches - celso@ilape.edu.br

Uma proposição incorreta é forçosamente falsa, mas uma proposição correta não é forçosamente verdadeira. (Kant) [caption id="attachment_90" align="alignleft" width="200" caption="Celso da Costa Frauches"]Celso da Costa Frauches[/caption] A Portaria MEC nº 821/2009, que define procedimentos para avaliação de instituições de educação superior (IES) e cursos de graduação no âmbito do 1º Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), estabelece, no art. 4º, o seguinte critério para o cálculo dos Insumos do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), instituído mediante portaria ministerial (Portaria Normativa nº 40/2007, art. 35): Art. 4º O Conceito Preliminar de Cursos - CPC, instituído pela Portaria Normativa nº 4, de 5 de agosto de 2008, passa a ter a seguinte composição: INSUMOS (40%), sendo: 20% a titulação de doutores; 5% a titulação de mestres; 5% - regime de trabalho docente parcial ou integral; 5% a infra-estrutura; 5% questão pedagógica; e ENADE (60% ), sendo: 15% o desempenho dos concluintes; 15% o desempenho dos ingressantes e 30% o IDD. (grifei) O Núcleo Docente Estruturante (NDE), que o ministério da Educação passou a exigir, em todos os cursos de graduação, a partir da Portaria MEC nº 147/2007 (inciso IV, art. 2º e inciso II, art. 3º), é avaliado positivamente quando, pelo menos, 50% dos seus integrantes são doutores, com pequenas variações entre os diversos tipos de cursos de graduação. Os critérios de avaliação in loco dos instrumentos do Inep para os cursos de graduação, aprovados pelo ministro da Educação, a partir do segundo semestre de 2008, e que estão sendo aplicados em 2009, exigem entre 15% e 30% de doutores na composição do corpo docente das diversas modalidades de cursos de graduação. Para os cursos superiores de tecnologia o referencial mínimo de qualidade são 15% de doutores. Para os cursos de direito, nos processos de autorização e reconhecimento, exige-se 25% de doutores para o indicador referente à titulação dos professores, para o menor conceito positivo – 3. Para a autorização e reconhecimento dos cursos de medicina, no mínimo, 30% de doutores. Qual o critério usado pelos doutores do ministério da Educação para estabelecerem esses indicadores de qualidade para a titulação dos professores dos cursos de graduação? Vamos tentar identificar esses critérios. O Censo da Educação Superior de 2008 registra a existência de 76.560 doutores na educação superior, em todos os tipos de instituições (universidades, centros universitários e faculdades), num total de 338.890 professores, ou seja, 23,8%. O quadro seguinte revela onde estão esses doutores, por região e por IES privada e pública: Doutores por região, segundo a categoria administrativa da IES
REGIÃO TOTAL DOCENTES TOTAL DOUTORES IES PÚBLICAS IES PRIVADAS
Quant. % Quant. %
BRASIL 338.890 80.814 52.350 64,8 28.464 35,2
NORTE 20.554 2.893 2.253 77,8 640 22,2
NORDESTE 65.127 12.829 10.400 81,1 2.429 18,9
SUDESTE 158.874 43.613 25.529 58,5 18.084 41,5
SUL 64.645 16.066 10.385 64,6 5.681 35,4
CENTRO OESTE 29.690 5.413 3.783 69,9 1.630 30,1
Fonte: Inep – Censo da Educação Superior/2008. O quadro revela que dos 338.890 professores que estão na educação superior, 52.350 doutores (15,4%) atuam nas IES públicas e 28.464 (8,4%) nas IES privadas. A distribuição regional, por outro lado, demonstra um brutal desequilíbrio na alocação dos doutores, com 73,8% (59.679) nas regiões Sul/Sudeste e apenas 26,2% (21.135) no Centro-Oeste/Norte/Nordeste. Quantos cursos de graduação registra o mesmo Censo? Eis a resposta, por região: Cursos de graduação presenciais – por região
REGIÃO TOTAL IES PÚBLICAS % IES PRIVADAS %
BRASIL 24.719 6.772 27,4 17.947 72,6
NORTE 1.802 946 52,5 856 47,5
NORDESTE 4.215 2.187 51,9 2.028 48,1
SUDESTE 11.709 1.616 13,8 10.093 86,2
SUL 4.658 1.235 26,5 3.423 73,5
CENTRO OESTE 2.335 788 33,7 1.547 66,3
Fonte: Inep – Censo da Educação Superior/2008.
São 24.719 cursos de graduação presenciais. Mas os doutores devem atuar, ainda, nos programas de mestrado e doutorado. Quantos programas de pós-graduação stricto sensu estão aprovados pelo ministério da Educação? Vamos recorrer à Capes para identificar esses números: Cursos de pós-graduação stricto sensu, por região – 2009 (Data atualização: 6/10/2009)
REGIÃO CURSOS
TOTAIS D MA MP
BRASIL 4.221 1.458 2.502 261
NORTE 166 40 119 7
NORDESTE 693 199 455 39
SUDESTE 2.235 859 1.234 142
SUL 841 278 508 55
CENTRO-OESTE 286 82 186 18
D = doutorado; MA = mestrado acadêmico; MP = mestrado profissional.Fonte: Capes.
Nos 4.221 cursos de mestrado e doutorado devem atuar, no mínimo, oito doutores em tempo integral em cada curso, ou seja, mais de 33 mil doutores ou 42% do total de doutores registrado no Censo. Identificamos, então, 28.940 cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, onde atuam 80.814 doutores. Ou seja, 2,8 doutores por curso. Por região essa relação é, ainda, menor nas regiões onde o desenvolvimento não apresenta o mesmo nível do Sul/Sudeste, como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Se há carência de doutores na docência dos cursos de graduação, como demonstram os dados registrados pelos órgãos do próprio ministério da Educação, e os doutores do MEC fixaram em torno de vinte por cento o percentual mínimo de doutores para esse nível de ensino, há de existir uma política para atender às exigências desses doutores. O Plano Nacional de Educação – 2001/2010, aprovado pela Lei nº 10.172/2001, estabelece a seguinte meta para esse decênio: “Promover o aumento anual do número de mestres e de doutores formados no sistema nacional de pós-graduação em, pelo menos, 5%”. Como está essa meta? O Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) – 2005/2010 apresenta o seguinte quadro da evolução da pós-graduação brasileira, no período 1976/2004:
Evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação: Número de cursos
NÍVEL 1976 1990 1996 2004 Taxa geométrica (% ao ano)
DOUTORADO 183 510 541 1.034 6,5
MESTRADO 490 975 1.083 1.959 5,2
TOTAIS 673 1.485 1.624 2.993 5,6
Fonte: Capes.
E a evolução dos titulados nos programas de doutorado? O mesmo PNPG registra o seguinte:
Número de alunos titulados (1990-2003)
NÍVEL 1990 1996 2003 Taxa geométrica (% ano ano)
DOUTORADO 1.302 2.985 8.094 15,1
MESTRADO 5.737 10.499 27.630 12,9
TOTAIS 7.039 13.484 35.724 13,3
Fonte: Capes.
O Censo da Educação Superior de 2008 assinala a seguinte evolução na quantidade de doutores em atuação, de 2002 a 2008: Evolução de doutores na educação superior – 2002/2008
ANO TOTAL
Qtde %
2002 49.287 ----
2003 54.487 10,5
2004 58.431 7,2
2005 63.294 8,3
2006 67.583 6,8
2007 72.931 7,9
2008 77.164 5,8
Fonte: Inep.
Nos últimos cinco anos (2004/2008), seguintes ao PNPG atual, o crescimento médio da quantidade de doutores em atuação na educação superior ficou em 7,2%, registrando-se, contudo, uma queda acentuada entre 2007 e 2008. O crescimento em 2008 (5,8%) é ligeiramente superior ao registrado em 2004 (5,6%), este, em relação à quantidade de titulados em cursos de doutorado. A distribuição dos cursos de doutorado por área de conhecimento, reconhecidos pelo ministério da Educação, revela que a área das Ciências Sociais Aplicadas tem apenas 124 doutorados, 8% do total de cursos, sabendo-se que essa área é responsável pela oferta de elevado nível de matrículas nos cursos de direito e administração. É o que se pode constatar no quadro seguinte: Cursos de doutorado, por área de conhecimento – 2009 (Atualização em 6/10/2009)
GRANDE ÁREA QTDE. %
CIÊNCIAS AGRÁRIAS 183 13
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 167 11
CIÊNCIAS DA SAÚDE 294 20
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA 162 11
CIÊNCIAS HUMANAS 206 14
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 124 8
ENGENHARIAS 143 10
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES 82 6
MULTIDISCIPLINAR 97 7
TOTAIS: 1.458 100
Fonte: Capes.
Esses números demonstram claramente que o ministério da Educação não tem uma política e nem diretrizes especiais para atender aos critérios de análise dos instrumentos de avaliação do próprio MEC e à quantidade mínima de doutores na composição dos insumos do CPC, no que se refere à formação acelerada de doutores. (Continua...)  

01/10/2010

Geni

Segue artigo completo. bs.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

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