Celso da Costa Frauches - celso@ilape.edu.br
Uma proposição incorreta é forçosamente falsa, mas uma proposição correta não é forçosamente verdadeira. (Kant) [caption id="attachment_90" align="alignleft" width="200" caption="Celso da Costa Frauches"]
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A Portaria MEC nº 821/2009, que define procedimentos para avaliação de instituições de educação superior (IES) e cursos de graduação no âmbito do 1º Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), estabelece, no art. 4º, o seguinte critério para o cálculo dos Insumos do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), instituído mediante portaria ministerial (Portaria Normativa nº 40/2007, art. 35):
Art. 4º O Conceito Preliminar de Cursos - CPC, instituído pela Portaria Normativa nº 4, de 5 de agosto de 2008, passa a ter a seguinte composição: INSUMOS (40%), sendo: 20% a titulação de doutores; 5% a titulação de mestres; 5% - regime de trabalho docente parcial ou integral; 5% a infra-estrutura; 5% questão pedagógica; e ENADE (60% ), sendo: 15% o desempenho dos concluintes; 15% o desempenho dos ingressantes e 30% o IDD. (grifei)
O Núcleo Docente Estruturante (NDE), que o ministério da Educação passou a exigir, em todos os cursos de graduação, a partir da Portaria MEC nº 147/2007 (inciso IV, art. 2º e inciso II, art. 3º), é avaliado positivamente quando, pelo menos, 50% dos seus integrantes são doutores, com pequenas variações entre os diversos tipos de cursos de graduação.
Os critérios de avaliação in loco dos instrumentos do Inep para os cursos de graduação, aprovados pelo ministro da Educação, a partir do segundo semestre de 2008, e que estão sendo aplicados em 2009, exigem entre 15% e 30% de doutores na composição do corpo docente das diversas modalidades de cursos de graduação. Para os cursos superiores de tecnologia o referencial mínimo de qualidade são 15% de doutores.
Para os cursos de direito, nos processos de autorização e reconhecimento, exige-se 25% de doutores para o indicador referente à titulação dos professores, para o menor conceito positivo – 3. Para a autorização e reconhecimento dos cursos de medicina, no mínimo, 30% de doutores.
Qual o critério usado pelos doutores do ministério da Educação para estabelecerem esses indicadores de qualidade para a titulação dos professores dos cursos de graduação? Vamos tentar identificar esses critérios.
O Censo da Educação Superior de 2008 registra a existência de 76.560 doutores na educação superior, em todos os tipos de instituições (universidades, centros universitários e faculdades), num total de 338.890 professores, ou seja, 23,8%. O quadro seguinte revela onde estão esses doutores, por região e por IES privada e pública:
Doutores por região, segundo a categoria administrativa da IES
| REGIÃO | TOTAL DOCENTES | TOTAL DOUTORES | IES PÚBLICAS | IES PRIVADAS | ||
| Quant. | % | Quant. | % | |||
| BRASIL | 338.890 | 80.814 | 52.350 | 64,8 | 28.464 | 35,2 |
| NORTE | 20.554 | 2.893 | 2.253 | 77,8 | 640 | 22,2 |
| NORDESTE | 65.127 | 12.829 | 10.400 | 81,1 | 2.429 | 18,9 |
| SUDESTE | 158.874 | 43.613 | 25.529 | 58,5 | 18.084 | 41,5 |
| SUL | 64.645 | 16.066 | 10.385 | 64,6 | 5.681 | 35,4 |
| CENTRO OESTE | 29.690 | 5.413 | 3.783 | 69,9 | 1.630 | 30,1 |
| REGIÃO | TOTAL | IES PÚBLICAS | % | IES PRIVADAS | % |
| BRASIL | 24.719 | 6.772 | 27,4 | 17.947 | 72,6 |
| NORTE | 1.802 | 946 | 52,5 | 856 | 47,5 |
| NORDESTE | 4.215 | 2.187 | 51,9 | 2.028 | 48,1 |
| SUDESTE | 11.709 | 1.616 | 13,8 | 10.093 | 86,2 |
| SUL | 4.658 | 1.235 | 26,5 | 3.423 | 73,5 |
| CENTRO OESTE | 2.335 | 788 | 33,7 | 1.547 | 66,3 |
| Fonte: Inep – Censo da Educação Superior/2008. | |||||
| REGIÃO | CURSOS | |||
| TOTAIS | D | MA | MP | |
| BRASIL | 4.221 | 1.458 | 2.502 | 261 |
| NORTE | 166 | 40 | 119 | 7 |
| NORDESTE | 693 | 199 | 455 | 39 |
| SUDESTE | 2.235 | 859 | 1.234 | 142 |
| SUL | 841 | 278 | 508 | 55 |
| CENTRO-OESTE | 286 | 82 | 186 | 18 |
| D = doutorado; MA = mestrado acadêmico; MP = mestrado profissional.Fonte: Capes. | ||||
Evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação: Número de cursos
| NÍVEL | 1976 | 1990 | 1996 | 2004 | Taxa geométrica (% ao ano) |
| DOUTORADO | 183 | 510 | 541 | 1.034 | 6,5 |
| MESTRADO | 490 | 975 | 1.083 | 1.959 | 5,2 |
| TOTAIS | 673 | 1.485 | 1.624 | 2.993 | 5,6 |
| Fonte: Capes. | |||||
Número de alunos titulados (1990-2003)
| NÍVEL | 1990 | 1996 | 2003 | Taxa geométrica (% ano ano) |
| DOUTORADO | 1.302 | 2.985 | 8.094 | 15,1 |
| MESTRADO | 5.737 | 10.499 | 27.630 | 12,9 |
| TOTAIS | 7.039 | 13.484 | 35.724 | 13,3 |
| Fonte: Capes. | ||||
| ANO | TOTAL | |
| Qtde | % | |
| 2002 | 49.287 | ---- |
| 2003 | 54.487 | 10,5 |
| 2004 | 58.431 | 7,2 |
| 2005 | 63.294 | 8,3 |
| 2006 | 67.583 | 6,8 |
| 2007 | 72.931 | 7,9 |
| 2008 | 77.164 | 5,8 |
| Fonte: Inep. | ||
| GRANDE ÁREA | QTDE. | % |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | 183 | 13 |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 167 | 11 |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | 294 | 20 |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | 162 | 11 |
| CIÊNCIAS HUMANAS | 206 | 14 |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | 124 | 8 |
| ENGENHARIAS | 143 | 10 |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | 82 | 6 |
| MULTIDISCIPLINAR | 97 | 7 |
| TOTAIS: | 1.458 | 100 |
| Fonte: Capes. | ||




