• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Mulheres da Bíblia e dos nossos tempos

Antonio de Oliveira

Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
Instagram: @prof.antoniooliveira

11/03/2017 04:17:56

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001) antonioliveira2011@live.com *** Dia Internacional da Mulher. Uma galeria de retratos femininos bíblicos: Abisag, Agar, Benjamina, Betsabá, Dalila, Dama do Apocalipse, Débora, Ester, Eva, Hagite, Judite, Lia, Rainha de Sabá, Rebeca, Raquel, Rute, Sara, Susana. No Novo Testamento, as três Marias (Maria, mãe de Jesus, Maria Madalena e Maria, mãe do apóstolo Tiago), Ana, Ápia, Febe, Herodíades, Isabel, Joana, Marta, Cláudia Prócula, Lídia, Priscila (Prisca), a Samaritana. As escrituras revelam, assim, a presença de um elenco de “mulheres na Bíblia”. Em latim, “dramatis personae”, literalmente, “personagens do drama”. Inúmeros artistas se têm inspirado em algumas dessas mulheres, principalmente na mãe de Jesus, dentre outros, Gauguin, Pedro Américo, Rodolfo Amoedo, Rogen van der Weyden, os irmãos Van Eyck. A partir dos anos 50, entre nós já não prevalece a concepção de que lugar de mulher é na cozinha nem de que à mulher compete esquentar o umbigo no fogão e esfriá-lo no tanque lavando roupa. “Lava roupa todo dia, que agonia / na quebrada da soleira, que chovia... ” Mulheres se casavam quase exclusivamente para cuidar do marido e dos filhos. Amélia passou a ter vaidade, passou a ser mulher de verdade. Há décadas, a antiga TV Tupi de São Paulo já tinha programas como No Mundo Feminino. Desde então, surgem novos perfis alternativos na busca de identificação do universo feminino, do nome mulher, da mulher esposa e mãe. Prendas domésticas era designação oficial da atividade das mulheres que, não exercendo profissão remunerada, se ocupavam do próprio lar, avental todo sujo de ovo. Nasci em fazenda. Éramos treze irmãos. Naquele tempo, a profissão de atriz era suspeita. Graças à sua determinação e, em especial, com o advento da televisão, de atrizes malvistas, algumas mulheres passaram a atrizes famosas e cultuadas. Por trás dos bastidores da história, outras mulheres não deixam por menos. História é substantivo feminino.  

Desenrola Fies: uma segunda chance para quem acredita na educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), secretário-executivo do Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular, fundador, controlador e presidente do conselho de administração do grupo Ser Educacional, presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, da JD Business Academy e da Mentor Capital Group.

11/05/2026

 

A IA não é mais o que era... ano passado

Outros Autores

06/05/2026

 

Ainda sabemos pouco sobre IA

Antônio Gois

Jornalista de educação desde 1996. Colunista de educação do Jornal O Globo e um dos fundadores da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).

05/05/2026

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020