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Desafios da Gestão de Pessoas - um olhar estratégico nas práticas de RH

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10/05/2017 04:27:39

Edna Rodrigues BedaniEdna Rodrigues Bedani* Diretora Executiva de Aprendizado e Conhecimento da ABRH-SP *** Considero a Gestão de Pessoas dentro das organizações um desafio cotidiano de responsabilidade dos gestores e da área de recursos humanos de qualquer empresa, aliás, um grande desafio, pois envolve lidar com as subjetividades humanas, compreendê-las e apoiar o equilíbrio entre as expectativas das pessoas, as necessidades e os objetivos organizacionais, o que envolve um trabalho contínuo de envolvimento, análise e busca de soluções que atendam ambas as partes, um processo dinâmico, complexo e desafiador, vocês concordam? Este desafio se amplia quando associamos ao conceito do Mundo VICA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), somado ao dinamismo da Era Digital, que traz consigo, além da inovação, novas possibilidades de informações e interações, alterações comportamentais individuais e nas relações, incluindo desde a distração, devido a muita informação e novidades disponíveis, até transtornos e/ou doenças psíquicas jamais vivenciadas, que se configuram sem ser percebidas e impactam diretamente no engajamento e na produtividade dentro das organizações. O mundo digital tem propiciado às organizações um novo aprendizado, influenciando e até forçando-as a rever e mudar substancialmente suas estratégias de gestão de negócios e de pessoas. Existem novos paradigmas em relação ao trabalho que impactam diretamente na atuação de RH, como explicado no quadro abaixo:
ANTES /PARADÍGMA ANTIGO
HOJE/NOVO PARADÍGMA
Emprego
 
Trabalho
Estabilidade
 
Flexibilidade/Mudanças contínuas
Vínculos duradouros
 
Vínculos Passageiros
Estrutura Hierárquica
 
Estrutura Matricial e Equipes em Rede
Comando e Controle
 
Protagonismo
Carreira
 
Competências e Meritocracia
Retenção
 
Engajamento x Produtividade
Com o surgimento dos novos paradigmas, exige-se um novo posicionamento do profissional de Recursos Humanos, precisamos mudar a forma de pensar e atuar na gestão de pessoas. De acordo com estudo realizado pela Deloitte com mais de 7.000 líderes de RH e do negócio em todo o mundo, sendo 378 executivos do Brasil, denominado “Tendências Globais de Capital Humano 2016: A Nova Organização – conceitualmente diferente”*, as empresas precisam atuar de forma mais ágeis, colaborativas, focadas no cliente, para dar conta de mudanças como:
  • Reviravolta demográfica: Dinamismo e Longevidade da força de trabalho. Enquanto a nova geração (os Millennials) compõe mais da metade da força de trabalho, os Baby Boomers continuam trabalhando aos 70 e 80 anos;
  • Ritmo das mudanças ainda mais aceleradas, com o Digital em todo lugar: a tecnologia traz rupturas aos modelos de negócios atuais e muda radicalmente o ambiente de trabalho e o trabalho em si, as organizações precisam ser mais ágeis para responderem a um ambiente em mutação constante;
  • Novo contrato social entre empresas e trabalhadores: profissionais mais jovens possuem um senso de propósito para seu trabalho, demandam um crescimento de carreira acelerado, em um ambiente de trabalho com autonomia, flexibilidade e atrativo
Estas mudanças possibilitaram identificar algumas tendências globais de Capital Humano, que já estão sendo percebidas e/ou vivenciadas em algumas organizações, como:
  • Necessidade de repensar e criar novas Estruturas Organizacionais e dar um novo significado de equipe para atender aos desafios de um mundo dinâmico e imprevisível;
  • Preparar e empoderar a Liderança para assumir um mercado global cada vez mais complexo (com todas as suas gerações, gêneros e culturas);
  • Engajamento: Compreender os anseios por flexibilidade, criatividade e propósito, e criar ações de incentivo para “re-engajar” e “re-recrutar” diariamente os mesmos colaboradores;
  • Profissionais no controle do seu Aprendizado: precisam de plataformas inovadoras que possibilitem a busca individual e de soluções personalizadas;
  • Moldar a experiência do profissional - Design thinking: A experiência do profissional em primeiro plano – aumenta a produtividade com soluções ao mesmo tempo estimulantes, efetivas e simples.
  • RH Digital e Moderno: Rever o perfil e atuação de RH para acompanhar as mudanças: Aprimorar competências, alinhamento as necessidades do negócio e capacidade de inovar, para acompanhar as mudanças e melhorias nas organizações. Novos dispositivos portáteis e outras tecnologias possibilitam oferecer serviços por meio de novas plataformas digitais, aplicativos e outros meios de prover serviços de RH.
  • Planejamento da Força de Trabalho e Foco no People Analytics: Identificar como gerir talentos de forma efetiva mesmo quando a maioria não é empregada. Demonstrar o retorno sobre o investimento (ROI), construindo o business case para maiores investimentos.
Estas tendências nos mostram que a área de Recursos Humanos precisa se reinventar, inovar e criar novas alternativas para enfrentar os desafios organizacionais e de gestão de pessoas nos dias atuais. Precisará rever e criar novas alternativas para Atração, Integração, Comunicação, Desenvolvimento e Retenção de Pessoas, bem como ferramentas de Mensuração de Resultados com as ações implantadas e uma análise consistente de seus impactos na organização. As melhores práticas de Recursos Humanos envolvem compreender a realidade atual da organização e o mercado no qual está inserida, incluindo a participação efetiva do gestor da equipe de RH com ações que envolvam e demonstrem um interesse genuíno pelas pessoas, por meio de ações que incluam: ouvir, refletir, inovar, cuidar das pessoas, liderar e comunicar com sabedoria e respeito, além da adoção de novas plataformas digitais para agilizar e facilitar a experiência dos colaboradores com os serviços de RH e as Práticas de Gestão de Pessoas. As pessoas respeitadas e valorizadas atuam como protagonistas de sua carreira, são responsáveis, se envolvem e se engajam com o propósito e objetivos estratégicos da empresa, sendo mais produtivas e possibilitam resultados sustentáveis para a organização. * A pesquisa na íntegra pode ser conferida em www.deloitte.com.br
* Foi palestrante no GEduc 15 anos durante o X Fórum de Gestão de Pessoas – www.geduc15anos.com.br.  

14/05/2017

Luciano Faber

Parabéns pelo artigo Edna. Uma foto atual e de alta definição para refletirmos nosso futuro em RH. Sou seu fã. abraços. Luciano Faber

14/05/2017

Ana Claudia Balda

Edna... me lembro do dia em que te conheci e nem sabia quem você era, ouvi você dizendo tantas coisas importantes sobre as pessoas que parei pra prestar atenção na hora. Respeito e valorização são as únicas coisas que as pessoas querem e sem duvida é isso que fazem um grupo virar equipe de verdade, um time que com certeza vai gerar excelentes resultados. Agradeço pelo tempo que você passou conosco, pelos cursos que você me indicou e pelo papel que teve no meu desenvolvimento! Ótimo texto!

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