Celso Niskier
Reitor da UniCarioca
Vice-presidente da ABMES
***
A chegada do 10º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) anuncia uma oportunidade histórica para os mais de 500 mantenedores e dirigentes que estarão reunidos nos dias 25, 26 e 27 de maio, em Gramado (RS): debater a Educação Superior no Século XXI, sob a ótica da inovação e da sustentabilidade.
Serão mais de 40 palestrantes, nacionais e internacionais, apresentando experiências de sucesso, com foco no que pode e deve ser feito para que as IES brasileiras possam se adaptar e se reinventar no cenário competitivo atual.
O Congresso deste ano foi dividido em quatro grandes eixos temáticos, que serão organizados em painéis: a formação acadêmica e as exigências profissionais do século XXI, a inovação das IES, a construção de instituições sustentáveis e o redesenho dos modelos de ensino-aprendizagem para a Era Digital.
Cabe destacar a participação já confirmada de dirigentes da SESu, da Seres (que contará com uma grande equipe para atendimento das IES no evento) e do Inep, de conselheiros do CNE, de representantes de empresas como a Google Education, Totvs, Santander e Educa Insights, entre outras, além da coordenação e mediação dos dirigentes do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, realizador do evento, em sua décima edição.
Como é tradicional, espera-se apresentar, ao final do evento, a Carta de Gramado, na forma de uma Agenda para o Futuro, com sugestões e caminhos para que as IES possam enfrentar os novos tempos, que trazem esperança mas também muita responsabilidade. O Brasil tem pressa, e o 10º CBESP saberá produzir boas respostas para os muitos desafios que a Educação Superior Particular irá enfrentar nos próximos anos. Contamos com a participação de todos!




