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Avaliação de empresas do setor de educação

Outros Autores

06/12/2010 05:09:29

Claudio Garcia
Análise Setorial - Consultor Associado da Hoper
Engenheiro e Mestre em Ciência pela UFMG, com MBA em Finanças pelo IBMEC
 claudio@hoper.com.br
***
O mercado de educação superior privado no Brasil está vivendo um período de consolidação, marcado por um processo de fusão e aquisição de instituições de ensino. Saber qual é o valor da IES é fundamental para mantenedores e gestores da instituição de ensino, de modo a avaliar possíveis negócios de fusão e aquisição, bem como orientar a gestão para a criação de valor. Dentre as várias metodologias utilizadas para a avaliação de empresas do setor de educação superior, podemos destacar três abordagens de avaliação mais empregadas pelo mercado: A primeira é a análise de empresas comparáveis. Nesta metodologia, os parâmetros de avaliação são determinados pela posição relativa da IES em relação às suas concorrentes. Num universo de IES comparáveis, estabelece-se o valor da empresa a partir de seus múltiplos como, por exemplo, EV/EBITDA e P/L. A segunda abordagem é a análise do valor da empresa através da análise de transações precedentes de empresas. Procura-se estabelecer faixas de valores da empresas, com base em múltiplos de transações precedentes. Um exemplo disso é a relação preço/aluno utilizada enquanto indicador de referência na comparação de valor entre IES. Mesmo não sendo um indicador de avaliação financeira, o mercado a utiliza para comparar o valor de negociação entre empresas de perfil semelhante. A terceira e mais utilizada abordagem é a do fluxo de caixa descontado. Para o investidor, o valor de uma instituição está relacionado aos fluxos de caixa que este instituição pode gerar num futuro avaliável. No FCD, o valor econômico da instituição de ensino é calculado a partir da soma dos fluxos de caixa futuros descontados a valor presente. O valor da instituição, incluindo os valores tangíveis e intangíveis pode ser estimado baseado na sua futura capacidade de geração de caixa, considerando-se os seus riscos específicos. Os ativos intangíveis da instituição: marca, imagem no mercado, perfil do corpo docente e discente, corpo de gerencial, carteira de alunos, cursos autorizados, já estão refletidos no modelo de fluxo de caixa descontado. A marca forte e um bom portfólio de cursos vão se traduzir em maior certeza de uma participação de mercado e/ou margens no futuro. O profissionalismo da equipe gerencial vai se traduzir no alcance das metas de modo mais confiável ou em manutenção/expansão do mercado frente à concorrência. O FCG é comumente utilizado na avaliação de IES ajustados pela análise de múltiplos de negociação precedentes e comparação entre os múltiplos de empresas de mesmas características. A convergência dessas três abordagens amplia a segurança na avaliação da IES, bem como serve de instrumentos para avaliar a qualidade da gestão. Uma gestão eficiente tende a levar o valor da IES a valores próximos aos benchmarks do mercado. E você? Sabe qual é o valor da sua Instituição de Ensino?  

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