Fabio Pereira RibeiroDiretor de Marketing e Novos Negócios da STRONG EDUCACIONAL ESAGS certificada FGV.***Em toda uma vida, o cidadão pode avaliar o que fez de melhor em investimentos. Muitos avaliarão que bolsa de valores, poupança, renda fixa, câmbio e imóveis podem ser grandes investimentos, mas na verdade o melhor investimento que qualquer cidadão faz é em si próprio, principalmente quando falamos em conhecimento e formação.
Quando falamos em educação, sempre estamos falando em futuro. Todos os dias ouvimos que o problema do Brasil é a falta de educação, assim podemos entender que seríamos uma grande potência se tivéssemos maiores investimentos e desenvolvimentos em educação.
Considerando este cenário, pode-se avaliar que o crescimento de qualquer cidadão está no quanto ele participa e se desenvolve a partir de sua inserção na educação.
Em recente pesquisa do professor Marcelo Neri da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que apresenta o quanto o crescimento intelectual representa também um crescimento financeiro e econômico. Pode-se afirmar que quanto mais se estuda, mais o cidadão brasileiro cresce financeiramente. A avaliação é muito clara no quesito, onde cada ano estudado realmente representa um crescimento econômico de mais de 30%. Considerando esse histórico, pode-se afirmar que o jovem brasileiro quando busca cada vez mais uma inserção através de sua formação superior, pós-graduação, línguas e cursos complementares (extensão), ele pode dar um salto financeiro e econômico em sua vida e carreira.
Hoje jovens que buscam uma qualificação melhor e um amplo crescimento de carreira, com investimento em melhores cursos, estudar em escolas que entregam um melhor valor, constituir uma rede de contatos de melhor posicionamento, realizar viagens internacionais e principalmente produzir um conhecimento superior ao da média, com certeza eles terão melhores resultados financeiros.
Se avaliarmos para uma questão mais regional, o jovem estudante e profissional da Baixada Santista precisa buscar uma intensa qualificação e formação, pois aproveitar o resultado financeiro e econômico do Pré-Sal pode estar bem longe, pois o que se quer no momento depende da capacidade intelectual e de produtividade de conhecimento que o mesmo pode aplicar na cadeia de valor.
Não adianta se formar. Tem que fazer bem, estudar em um ambiente que realmente faça a diferença, e principalmente ser alguém que valorize o que o conhecimento pode lhe trazer.
Educação e formação são investimentos para toda uma vida. Quando alguém decide o que estudar e no que se formar decide o seu futuro, e o futuro de toda uma sociedade. Pois o quanto você consegue produzir através de sua educação, você na verdade está demonstrando que pode transformar de vez ou constituir uma grande mudança na vida de diversas pessoas.
Quanto mais você estuda, mais você ganha, e o melhor de tudo, você tem a capacidade de mudar, transformar e fazer com que outras pessoas ganhem.
A pesquisa do professor Neri é muito clara e mostra o quanto o jovem brasileiro pode avançar. Imagina se você estuda e se desenvolvem com maior intensidade nos diversos anos de estudo, por exemplo, um aluno que faz uma graduação em uma universidade, depois realiza um MBA, e na seqüência o mesmo faz um mestrado e doutorado, o crescimento financeiro pode ser em mais de 70% dos ganhos médios de mercado. Considerando este fator, quanto mais o jovem investe em sua carreira com cursos adicionais, línguas e formações em extensão podemos dizer, que o mesmo tem um avanço financeiro muito maior do que qualquer investimento financeiro puro em qualquer tipo de produto do mercado financeiro. E o melhor de tudo, seu crescimento traz o crescimento de outros cidadãos.




