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- “Controle central e planejamento” - O que sempre foi criticado pela economia de mercado é apresentado no documento como sendo a maior vantagem do sistema:
“Estes (controle central e planejamento - LB) oferecem vantagens óbvias para alcançar o máximo de eficiência em um programa de treinamento... Se o planejamento e a produção estiverem na etapa, não haverá desempregados...”. “Os fundamentos do método Soviético são: prever necessidades de materiais e de mão de obra para os ministérios, em um planejamento de cinco anos, em resposta a uma diretiva geral da executiva do partido. Esses requisitos estabelecidos pelos ministérios são modificados ligeiramente a cada cinco anos em função da experiência adquirida, são recolhidos e, os planos atualizados, são elaborados pela Comissão de Planejamento do Estado. As peças científicas e tecnológicas do Plano são controladas pela Academia de Ciências...”... “Conclusões importantes: a abolição de um "mercado livre", de pessoal treinado, a aceitação e a medida, provavelmente reforçam o monitoramento do Estado”.
- “Mão de obra recém-treinada à disposição do Estado – Quase todos os que estudam na União Soviética, além do estágio mínimo obrigatório (ensino secundário - LB), ainda recebem fundos públicos a fim de poder cursá-lo. O Estado exige que tais pessoas, profissionais e semiprofissionais (aqueles que têm três anos de faculdade técnica - LB), devem servir em cargos, pelos quais eles são distribuídos por um período de três anos, após a conclusão da formação...”... “Conclusões importantes: estarão a serviço do Estado aqueles que receberam ajuda de fundos públicos para a formação nas Instituições de Ensino Superior (IES)”.
Comentários adicionais (LB): todo aluno das IES tinha uma bolsa de estudo e isso era um fator de grande motivação. A cada semestre, os estudantes precisavam passar nos exames (eram de 5 a 9 exames no total). Se tivessem bons resultados, conseguiriam bolsa de estudos para o próximo semestre. Se o resultado fosse satisfatório, a bolsa seria suspensa por seis meses até que o próximo período de exame. Alunos com excelentes resultados continuavam a receber a bolsa e os com maus resultados nos exames perdiam o benefício.
- “Matemática, Física, Química e Engenharia são as disciplinas mais importantes – Nos últimos quatro anos da escola secundária, 42% do tempo dos alunos são dedicados à matemática, física e química. Essas disciplinas são fortemente incentivadas nas escolas - Olimpíadas, competições para os 8º(s), 9º(s) e 10º(s) anos são realizadas na cidade, na região, e nas bases nacionais. O aluno excepcionalmente capaz é levado a fazer um estágio e ele pode ser devidamente moldado logo após”.
- “Os programas de formação de professores são prioridade – Com cada avanço tecnológico ou científico prenunciado não é iniciado um programa de formação de professores apropriado... Pagamento e prestígio no ensino são bons...”. “Conclusões importantes: aconteça o que acontecer, qualquer país com o problema de falta de professor deve resolvê-lo com urgência e prioridade”.
Comentários adicionais (LB): as instituições pedagógicas preparam professores para escolas (são cinco anos de curso, onde três são voltados a jardins de infância). Alunos das comunidades tinham cotas em institutos pedagógicos, mas tiveram que voltar para a sua comunidade para trabalhar na escola local após a graduação.
- “O mesmo programa e livros didáticos em todas as escolas em todo o enorme território do país”.
- "As escolas de reserva de trabalho (escolas para adultos - LB) funcionam em associação com indústrias e agricultura. As escolas, em fase de aprovação pelos ministérios apropriados, dão formação semiprofissional em mais de duas mil especialidades...”.