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Desafios e conquistas: estudo de caso histórico sobre educação internacional

Lioudmila Batourina

19/07/2017 04:12:39

lioudmila-batourinaLioudmila Batourina Consultora de parceria internacional da ABMES lioudmila@abmes.org.br *** Como parte do Projeto ABMES Internacional, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promoverá, em setembro de 2017, sua primeira delegação à Rússia com o objetivo de trocar experiências e conhecer as melhores práticas em educação superior das universidades do país. Para entender a situação atual, no que se refere ao sistema de educação superior na Rússia, é preciso construir uma visão histórica para entender o contexto que o país estava vivendo durante o século XX. O início do século XX trouxe o desconhecido: uma revolução na Rússia que mudou a visão do mundo, dividindo-a em polos opostos na organização de sua sociedade. Entretanto, a análise das situações de ambas as polaridades nunca foi deixada de lado. No meio da abertura recente de documentos de 50 anos da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, North Atlantic Treaty Organization – NATO, em inglês), existe um, elaborado em 1959 pela Comissão de Ciência e Educação ("Mão de Obra Científico-Tecnológica na URSS”), que faz a análise de um período de 40 anos (1919-1959) e conta como a União Soviética conseguiu alcançar resultados educacionais rápidos e impressionantes começando do zero. (Fonte: Scientific and Technological Training and Manpower in the USSR, Signhado: C.R.S. MANDERS; H. WEST-Burham, 22 e 23 April, 1959, Palais de Chailloti, Paris). Cito aqui trechos importantes desse documento porque ele mostra a essência do sistema educacional da União Soviética e evita qualquer juízo ao meu subjetivismo. Este documento mostra que, com o foco apropriado na educação, é possível proporcionar um salto gigantesco, passando de uma economia em colapso a um país educado, além de convencer que adiar os problemas da educação significa, conscientemente, permanecer à margem do mundo. A Revolução de 1917 e a Guerra Civil que durou até 1923 dizimaram a Rússia não apenas na economia do país, mas também nos seus recursos humanos. A educação russa encontrava-se em um estado lastimável: muitas pessoas de classe alta deixaram o país, as instituições de ensino pararam de funcionar, o nível de analfabetismo da população estava alto em toda a União Soviética, pessoas inexperientes e nem sempre preparadas para as funções assumiam posições administrativas. Dentro desse cenário caótico, os líderes estabeleceram uma regra prioritária, a fim de começar a construir uma nova sociedade: "estudar, estudar e novamente estudar". Em 1959, a OTAN conclui: "quarenta anos atrás, a oferta de pessoal treinado para tirar o povo soviético de suas dificuldades, foi irremediavelmente inadequada. E ainda hoje a Rússia desafia os EUA pela supremacia mundial. Essa conquista é aquela que se compara aos tempos modernos. Conclusões importantes: uma reflexão séria deve ser feita quanto à adoção e adaptação de métodos soviéticos na educação”. Abaixo cito seis das 16 lições aprendidas, listadas no documento:
  1. “Controle central e planejamento” - O que sempre foi criticado pela economia de mercado é apresentado no documento como sendo a maior vantagem do sistema:

“Estes (controle central e planejamento - LB) oferecem vantagens óbvias para alcançar o máximo de eficiência em um programa de treinamento... Se o planejamento e a produção estiverem na etapa, não haverá desempregados...”. “Os fundamentos do método Soviético são: prever necessidades de materiais e de mão de obra para os ministérios, em um planejamento de cinco anos, em resposta a uma diretiva geral da executiva do partido. Esses requisitos estabelecidos pelos ministérios são modificados ligeiramente a cada cinco anos em função da experiência adquirida, são recolhidos e, os planos atualizados, são elaborados pela Comissão de Planejamento do Estado. As peças científicas e tecnológicas do Plano são controladas pela Academia de Ciências...”... “Conclusões importantes: a abolição de um "mercado livre", de pessoal treinado, a aceitação e a medida, provavelmente reforçam o monitoramento do Estado”.

  1. “Mão de obra recém-treinada à disposição do Estado – Quase todos os que estudam na União Soviética, além do estágio mínimo obrigatório (ensino secundário - LB), ainda recebem fundos públicos a fim de poder cursá-lo. O Estado exige que tais pessoas, profissionais e semiprofissionais (aqueles que têm três anos de faculdade técnica - LB), devem servir em cargos, pelos quais eles são distribuídos por um período de três anos, após a conclusão da formação...”... “Conclusões importantes: estarão a serviço do Estado aqueles que receberam ajuda de fundos públicos para a formação nas Instituições de Ensino Superior (IES)”.

Comentários adicionais (LB): todo aluno das IES tinha uma bolsa de estudo e isso era um fator de grande motivação. A cada semestre, os estudantes precisavam passar nos exames (eram de 5 a 9 exames no total). Se tivessem bons resultados, conseguiriam bolsa de estudos para o próximo semestre. Se o resultado fosse satisfatório, a bolsa seria suspensa por seis meses até que o próximo período de exame. Alunos com excelentes resultados continuavam a receber a bolsa e os com maus resultados nos exames perdiam o benefício.

  1. “Matemática, Física, Química e Engenharia são as disciplinas mais importantes – Nos últimos quatro anos da escola secundária, 42% do tempo dos alunos são dedicados à matemática, física e química. Essas disciplinas são fortemente incentivadas nas escolas - Olimpíadas, competições para os 8º(s), 9º(s) e 10º(s) anos são realizadas na cidade, na região, e nas bases nacionais. O aluno excepcionalmente capaz é levado a fazer um estágio e ele pode ser devidamente moldado logo após”.
  1. “Os programas de formação de professores são prioridade – Com cada avanço tecnológico ou científico prenunciado não é iniciado um programa de formação de professores apropriado... Pagamento e prestígio no ensino são bons...”. “Conclusões importantes: aconteça o que acontecer, qualquer país com o problema de falta de professor deve resolvê-lo com urgência e prioridade”.

Comentários adicionais (LB): as instituições pedagógicas preparam professores para escolas (são cinco anos de curso, onde três são voltados a jardins de infância). Alunos das comunidades tinham cotas em institutos pedagógicos, mas tiveram que voltar para a sua comunidade para trabalhar na escola local após a graduação.

  1. “O mesmo programa e livros didáticos em todas as escolas em todo o enorme território do país”.
  1. "As escolas de reserva de trabalho (escolas para adultos - LB) funcionam em associação com indústrias e agricultura. As escolas, em fase de aprovação pelos ministérios apropriados, dão formação semiprofissional em mais de duas mil especialidades...”.
Minhas conclusões, a partir desta análise, são as de que: se o país quer avançar no seu desenvolvimento econômico e industrial, ele precisa se concentrar na educação, não apenas na educação para a elite, mas também em um sistema educacional adequado para todo o país e para todos os cidadãos. Este documento mostra que, com o foco apropriado na educação, é possível proporcionar um salto gigantesco, passando de uma economia em colapso a um país educado. A história nos prova que é possível, mas para isso é preciso tomar decisões drásticas. O tempo drástico precisa de decisões drásticas.    

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