Caroline Rothmuller
Gerente de Segmento de Educação no Brasil da Elsevier
***
Cerca de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2010. Essas pessoas vivem, trabalham e estudam e, cada vez mais, fazem parte das cadeiras universitárias.
Para que haja inclusão em todos os sentidos, é necessário que os estudantes portadores de deficiência tenham acesso a todas as ferramentas destinadas ao aprendizado. Nesse aspecto, as soluções digitais de apoio ao ensino, como bibliotecas digitais, devem atender aos objetivos dos alunos.
As bibliotecas digitais devem dispor de integração com os principais softwares de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), com base nas diretrizes de acessibilidade para conteúdo da Web WCAG 2.0 (Web Content Accessibility Guidelines). Dessa forma, todos os usuários podem usufruir do acesso ao conteúdo disponível no acervo digital à qualquer hora e em qualquer local.
Além disso, a informação e os componentes da interface do usuário têm de ser apresentados de forma que possa ser percebida. Isto significa que os alunos portadores de deficiência devem ser capazes de perceber o conteúdo que está sendo apresentado, não podendo ser invisível para todos os seus sentidos.
Também deve proporcionar texto alternativo curto para o conteúdo não-textual que tenha a mesma finalidade e apresenta as mesmas informações que o conteúdo não-textual. Utilizando atributo ALT.
As imagens devem ser acessíveis: alguns usuários podem não ser capazes de ver imagens; outros podem utilizar navegadores textuais e que não suportam imagens; e ainda outros podem ter desativado o suporte a imagens (por ex., porque possuem uma conexão lenta com a Internet).
Os componentes de interface de usuário e a navegação têm de ser operáveis. Isto significa que os usuários devem ser capazes de operar a interface; a interface de interação não pode exigir interação que o usuário não possa executar.
Um exemplo funcional de conteúdo disponível para esses alunos é o e-volution, que possui acessibilidade para diversos públicos. A biblioteca digital multimídia, oferece acesso individual e personalizado às mais consagradas obras da Elsevier, escritas em português, nas áreas da saúde, ciência e tecnologia. Permite aos estudantes fazer anotações, marcações e auxilia os professores no processo de ensino e aprendizagem. Todo esse material está disponível para todos os estudantes, portadores ou não de deficiências. Para mais informações, acesse: http://bit.ly/2f44a8u




