03/12/2016
Fred
Professores de matemática do Ensino Médio erram questões do Ensino Fundamental Numa prova do curso de aperfeiçoamento de professores, dado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro, do qual participam professores da rede pública de todo o Brasil, duas questões que envolviam conhecimentos do ensino fundamental foram resolvidas, uma delas, por 31 por cento dos professores, e a outra, por 12 por cento. Confiram em: https://www.youtube.com/watch?v=t2Pu91l6aNE Surge, então, a pergunta que não quer calar: como e onde esses professores, que erraram tais questões, obtiveram seus diplomas? Como chegaram ao ensino superior? Que critérios as escolas de ensino médio por onde passaram usaram para os aprovar? As pessoas reclamam da crise, da falta de emprego, dos baixos salários, da violência, da corrupção. Como podem, se todo o sistema está corrompido? Um professor que não conhece a matéria que deve ensinar está corrompido. A escola que lhe dá diploma está corrompida. A escola de ensino fundamental que não ensinou ao aluno o que são números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais (os números complexos ficam para o ensino médio), que não ensinou o que são m.d.c., m.m.c. e outras coisas básicas, está corrompida. Que o cidadão comum, que é motorista de ônibus ou advogado, uma cozinheira, desconheça essas coisas, porque delas se esqueceu ou não as aprendeu, entende-se perfeitamente, mas que um professor de matemática do ensino médio as ignore é de fazer corar um frade de pedra. Setenta por cento dos engenheiros formados no Brasil são incompetentes para exercer atividades de nível superior. E por que isso acontece? Simplesmente porque quitandas de ensino superior corruptas permitem o ingresso de alunos que saíram despreparados do ensino fundamental e médio e foram sendo aprovados ao longo do tempo, numa sequência monumental de irresponsabilidade e incompetência. Em anos recentes 26 mil estrangeiros entraram no Brasil para trabalhar. Em anos anteriores o número desses estrangeiros foi superior a 20 mil. Por que as empresas não contratam brasileiros? Porque um telefone celular que custa no Brasil 1600 reais pode ser comprado em Nova Iorque por cerca de 6 dólares? Será que ninguém se dá conta de que pagamos altíssimo preço por nossa corrupção e incompetência? E que o preço da IGNORÂNCIA É TAMBÉM ALTÍSSIMO? Não há mais sentimento de decoro e de vergonha no Brasil? Ninguém se sente culpado. Os culpados são os outros. Faz alguns anos perguntei a uma coordenadora de escola a razão pela qual os alunos não sabiam nada do que deveriam saber. Ela me apresentou uma lista de causas, que incluíam os políticos, entre eles o prefeito e os vereadores, os pais dos alunos e, finalmente, os próprios alunos. Em nenhum momento ela disse: ELES NÃO APRENDEM PORQUE NÓS NÃO SABEMOS ENSINAR. Aliás, nós fingimos que ensinamos e eles fingem que aprendem.
10/03/2014
Rui Barros
Artigo sobre Governo Lula e a Educação
Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional
10/12/2025
5
Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
08/12/2025
2
Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
01/12/2025
2