“começamos a delinear o Programa Escola de Tempo Integral, que tem como conceito básico ‘Uma Cidade Educadora’, transformando o Município numa grande sala de aula a céu aberto. Fomos derrubando os muros sociais e separatistas, abrindo assim os horizontes do conhecimento, da informação, da cultura, do esporte, para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A escola, a educação, a formação, tem que ser aquela que oferece a real oportunidade de igualdade para pobres e ricos, classes baixa, média ou alta, sem distinção”.Com essa disposição é possível concretizar iniciativas e projetos de efetiva democratização das oportunidades no mundo globalizado, para que todos indistintamente tenham acesso a informações e a oportunidades no mercado de trabalho. Ainda em relação ao Programa de Escola de Tempo Integral, Bertaiolli diz que “as atividades complementares abrangem três eixos de conhecimento. O Intelectual contempla educação ambiental, reforço escolar e recuperação, informática, inglês, leitura e literatura, robótica, contação de histórias e jogos matemáticos. No de cultura, as crianças têm contato com artes visuais, dança, teatro e música. As oficinas esportivas completam a tríade, com práticas que vão de recreação e expressão corporal, atletismo e natação até ginástica artística e acrobática, judô, caratê, capoeira, taekwondo, passando por futsal, handebol, basquetebol, voleibol, xadrez, dama, rugby, badminton, tênis de campo e de mesa”. Todas estas atividades mostram a gestão dinâmica e integrada exposta no livro “Cidade do Saber”, comprovando assim que é possível somar a tecnologia, a criatividade, com vontade política, para realizações promissoras no campo educacional, também na administração pública. Que esta iniciativa sirva de referência para outros gestores públicos.