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A cidade do saber

Valmor Bolan

Professor da Unisa e ex-reitor e dirigente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
Doutor em Sociologia e especialista em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI), sediada em Montreal, Canadá

09/03/2018 04:34:38

Valmor BolanValmor Bolan Doutor em Sociologia Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC *** O Prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, publicou pela Gente Editora, a obra “Cidade do Saber – Um Jeito Diferente de Pensar e Fazer Educação”, com o objetivo de apresentar, através de informações e dados estatísticos, exemplos concretos de projetos, ações e programas utilizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, na gestão 2009-2016. Na apresentação do livro, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab destaca que “em sua gestão Bertaiolli implantou o período integral, que não existia na cidade. Hoje, mais de 50% dos alunos da Rede Municipal estudam nas Escolas de Tempo Integral. Ao todo são cerca de 28 mil alunos que dedicam nove horas à escola e recebem cinco refeições diárias, fornecidas pelo Programa de Merenda Escolar, no qual todas as refeições do aluno são feitas na própria unidade”. E assim explica Bertaiolli:
“começamos a delinear o Programa Escola de Tempo Integral, que tem como conceito básico ‘Uma Cidade Educadora’, transformando o Município numa grande sala de aula a céu aberto. Fomos derrubando os muros sociais e separatistas, abrindo assim os horizontes do conhecimento, da informação, da cultura, do esporte, para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A escola, a educação, a formação, tem que ser aquela que oferece a real oportunidade de igualdade para pobres e ricos, classes baixa, média ou alta, sem distinção”.
Com essa disposição é possível concretizar iniciativas e projetos de efetiva democratização das oportunidades no mundo globalizado, para que todos indistintamente tenham acesso a informações e a oportunidades no mercado de trabalho. Ainda em relação ao Programa de Escola de Tempo Integral, Bertaiolli diz que “as atividades complementares abrangem três eixos de conhecimento. O Intelectual contempla educação ambiental, reforço escolar e recuperação, informática, inglês, leitura e literatura, robótica, contação de histórias e jogos matemáticos. No de cultura, as crianças têm contato com artes visuais, dança, teatro e música. As oficinas esportivas completam a tríade, com práticas que vão de recreação e expressão corporal, atletismo e natação até ginástica artística e acrobática, judô, caratê, capoeira, taekwondo, passando por futsal, handebol, basquetebol, voleibol, xadrez, dama, rugby, badminton, tênis de campo e de mesa”. Todas estas atividades mostram a gestão dinâmica e integrada exposta no livro “Cidade do Saber”, comprovando assim que é possível somar a tecnologia, a criatividade, com vontade política, para realizações promissoras no campo educacional, também na administração pública. Que esta iniciativa sirva de referência para outros gestores públicos.  

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