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Desenvolvendo Inovações Sustentáveis nas Dimensões Social, Econômica e Ambiental

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02/02/2011 04:47:07

Maria Elisa Ehrhardt Carbonari* Vice-Presidente de Programas Institucionais da Anhanguera Educacional Participações S.A., Reitora do Centro Universitário Anhanguera – UNIFIAN Leme e Pirassununga/SP ***
A sustentabilidade é hoje tema mandatório para todos aqueles que fazem a gestão de setores que, em alguma medida, promovem o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Esta realidade que se aplica as nações, também se verifica nas corporações, empresas e instituições ligadas à educação. No ano de 2000, o mundo vivia um momento de celebração em função da virada do milênio. As metas, traçadas para promover as mudanças necessárias no combate das desigualdades sociais e para a preservação do meio ambiente, não se apresentavam tão difíceis de alcançar. Em setembro do mesmo ano os representantes de 189 países, reunidos na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), aprovaram a “Declaração do Milênio”, com oito objetivos básicos: erradicar a miséria e a fome, universalizar o ensino básico, promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV / Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Esses parâmetros precisam ser atingidos, no entanto são dependentes de uma infinidade de variáveis sociais, econômicas e ambientais. Felizmente, existem iniciativas governamentais no sentido de estabelecer leis e políticas públicas que determinam procedimentos e ações de sustentabilidade, bem como exigências do mercado de capitais que são pilares do desenvolvimento de uma cultura de engajamento entre os indivíduos, tornando possível chegarmos ao final da primeira década com uma posição e um cenário mais favoráveis. O fato é que vivemos o prenúncio de um novo ciclo, onde a nova economia coloca em primeiro plano o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente. Inúmeras iniciativas estão sendo implementadas por organizações, dentre elas as IES, criando universidades corporativas, cursos de capacitação e reciclagem para seus dirigentes, contribuindo para a promoção de uma cultura organizacional com ênfase na ética e cidadania e nas crenças e valores para realizar uma gestão responsável. Ao considerar a sustentabilidade como parte do modelo de gestão inclusivo, os dirigentes executivos estão convocados para agir no presente, visando desenvolver inovações sustentáveis, envolvendo diversas áreas do conhecimento. O desenvolvimento de inovações sustentáveis nas IES pode ser observado de várias formas, no entanto vale à pena observar os que mais se destacam, como é o caso do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, organizado pela ABMES. O Dia de Responsabilidade Social reúne instituições de ensino superior (IES) particulares de todo o Brasil para organizar uma grande amostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem durante todo o ano. As organizações precisam estabelecer relacionamentos éticos com os órgãos públicos, além de manter com a sociedade compromissos que permitam a criação de valor para todos os públicos com os quais se relaciona. Com o Governo Federal, por exemplo, a Anhanguera Educacional participou ativamente da elaboração do PROUNI (Programa Universidade para Todos), contribuindo para sua implementação, e do Projeto de Lei que regulamenta as novas condições do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) no Congresso Nacional. Com esta iniciativa, espera-se colaborar com políticas que permitam maior acesso dos jovens brasileiros ao ensino superior e desenvolver práticas que fortaleçam a proposta de educação na sustentabilidade. Um outro exemplo de inovação sustentável está ligado à inovação curricular realizada pela Anhanguera Educacional, incluindo a disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente (RSMA), como obrigatória para todos os cursos como parte do conjunto de disciplinas do núcleo de formação humanística. As organizações que entenderem e conseguirem colocar a sustentabilidade como um dos principais objetivos estratégicos dos seus negócios alcançarão vantagens competitivas sustentáveis. Isto quer dizer, reinventar modelos de negócios, processos, tecnologias e produtos/serviços com foco na inovação. Essas inovações por sua vez são cumulativas, criando um novo mundo regido por parâmetros tecnológicos, econômicos e sociais, com forte impacto em todos os demais subsistemas da sociedade mundial. A sustentabilidade das organizações está fundamentada na harmonia do relacionamento com toda a sociedade e no respeito ao meio ambiente, visando um mundo melhor e mais sustentável para as futuras gerações (PEREIRA, 2010a, p.9). Estamos diante de um grande desafio para atingir o desenvolvimento sustentável num cenário onde as economias globalizadas geram inúmeras oportunidades, considerando o compartilhamento do conhecimento e do acesso à tecnologia. O desafio da sustentabilidade está focado na exigência de escolhas inovadoras e principalmente novas formas de pensar. No entanto, não podemos deixar de alertar para o fato de que, ao mesmo tempo em que as estatísticas apontam para um crescimento da população mundial, constata-se uma melhoria na condição de vida de muitos, em função do aumento do consumo. Conjuntamente, verifica-se um aumento nos riscos de degradação ao meio ambiente permanecendo a miséria e a fome para milhões de pessoas. Esse cenário impõe às organizações fazer novas escolhas relacionadas ao impacto de suas operações, produtos, serviços e atividades sobre os indivíduos e o planeta. Será que as organizações e principalmente as IES estão preparadas para o cumprimento desta missão? Neste contexto, a sustentabilidade deve ser encarada como um compromisso com o futuro e como uma alternativa para que as organizações encontrem melhores soluções para os problemas que afligem o homem e o meio ambiente. Diversas são as maneiras pelas quais as IES podem manifestar este seu compromisso com a sustentabilidade, no entanto, a questão da igualdade de oportunidade e o acesso ao ensino superior devem permear todo o processo de desenvolvimento de inovações sustentáveis. -------------------------------------------------------------------------------- * Vice-Presidente de Programas Institucionais da Anhanguera Educacional Participações S.A., Reitora do Centro Universitário Anhanguera – UNIFIAN Leme e Pirassununga/SP e palestrante do GEduc 2011, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de março de 2011, no painel: “Inovando nas estruturas acadêmicas e administrativas”  

03/02/2011

Rubens Martins

Parabéns pelo artigo e pela temática atual, que tem sido alvo das principais políticas do Ministério da Ciência e Tecnologia: inovação e sustentabildiade. As IES ainda têm muito a contribuir também na ampliação de mecanismos de interação da pesquisa acadêmica com as demandas empresariais, que poderia ser incentivada com disciplinas ou cursos específicos de gestão da inovação, propriedade intelectual, etc.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

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