• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Duas realidades antagônicas que se complementam

Domingo Hernández Peña

04/10/2009 10:25:51

Domingo Hernández Peña Consultor Internacional Poderíamos dizer que o melhor do Ensino Superior europeu é a sua idade: a experiência e o conhecimento acumulados durante séculos. Mas nem tudo que envelhece melhora. Na Europa também há dúvidas, dificuldades, polêmicas, contradições, em quanto ao que sejam, ou não, as idéias e as prioridades “universitárias”. Os europeus não aceitam com facilidade a evidência de que o mundo mudou, globalizando-se e modernizando-se. A União Européia não é exatamente uma união. A história e os nacionalismos, além da diversidade cultural, ainda complicam a visão e o entendimento do Velho Continente. Se a Europa não é o centro do mundo, o que é? Na atualidade, os europeus ensinam, ou aprendem? O debate, que é intenso e complexo, tem conseqüências importantes nas políticas e nos programas que intentam orientar o Ensino Superior. Na Espanha, por exemplo, desde a Transição Democrática, cada novo governo tem implantado um novo modelo de universidade, e às vezes dois, e até três... Tudo isso, porém, não pode impedir uma verdade fundamental: a verdade do papel jogado pela Europa no desenvolvimento e na proteção do Conhecimento Consolidado. Sem esse conhecimento, na América Latina não teríamos universidades. Mas o problema não é esse. O problema está em que o Conhecimento Consolidado é cada vez menos competitivo. Sem ele, não há presente nem futuro... Só com ele, não há progresso nem há emprego... O desenvolvimento econômico depende cada vez mais do Conhecimento Emergente, porque o mesmo é cada vez mais competitivo, pela mesma razão que são cada vez mais competitivos os Países Emergentes e as Economias Emergentes. Os europeus estão vivendo uma contradição histórica: sem o Conhecimento Consolidado não seriam eles mesmos; sem o Conhecimento Emergente não podem progredir... É quase o contrário do que acontece com os latino-americanos: progredimos cada vez com maior facilidade porque dominamos o Conhecimento Consolidado sem dramatismos existenciais, e porque assumir o Conhecimento Emergente parece-nos a coisa mais natural e gratificante... Estamos no ano 9 do século XXI. Chegou o momento de saber se o Ensino Superior deve ser mais ou menos igual, na Europa e na América Latina, ou se, pelo contrário, deve ser complementário. É a globalização (precisamente!) a que obriga a competir diferenciando-se.  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020