• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Um caminho sem volta

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

27/04/2020 04:28:07

Ao participar de uma videoconferência com membros do Conselho Nacional de Educação (CNE), a convite da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), pude constatar aquilo que muitos têm observado: a educação on-line se tornou um caminho sem volta no Brasil.

A partir das portarias 343 e 345, do Ministério da Educação (MEC), as instituições inovaram e, em tempo recorde, implantaram as aulas remotas, para fazer frente ao desafio da pandemia do novo coronavírus.

Até mesmo em cursos da área de Saúde, os alunos passaram a ter, com qualidade, o ensino virtual, demonstrando a ampla aplicabilidade de tal modalidade em todas as áreas de conhecimento.

Os professores se superaram, e rapidamente se adaptaram às novas tecnologias, ofertando suas aulas nas mais variadas plataformas tecnológicas.

Nada será como antes.

É uma oportunidade para o CNE e o próprio MEC reverem as Diretrizes Curriculares Nacionais, abolindo a falsa dicotomia entre ensino presencial e ensino a distância.

Hoje, o que prepondera é o ensino híbrido, e essa nova realidade foi trazida nos debates com os conselheiros Luiz Roberto Liza Cury, Antônio Freitas e Marília Âncona Lopez, todos eles defensores dos novos modelos.

Após a passagem do tsunami do novo coronavírus, muitas lições serão apreendidas, e certamente a educação será fertilizada pelo uso disseminado das tecnologias digitais.

Esse é um desafio para o qual os educadores brasileiros responderam a tempo, e lideraram a inovação e a criação dessa nova realidade nas faculdades, centros universitários e universidades de todo o Brasil.

Resta, agora, organizar de forma racional a volta às aulas, considerando a necessidade de respeitar as normas de segurança sanitária, preservando a saúde dos alunos, professores e funcionários de cada instituição de ensino.

Mas a lição foi aprendida: o mundo educacional pós Covid-19 é híbrido.

 

27/04/2020

Álvaro Moreira Domingues Júnior

Parabéns!lucidez em um momento tão difícil. A pandemia tracionará a incorporação de tecnologias de fato no ambiente educacional.

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020