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Coronavírus e o setor educacional:
Desde de que começou a se desenhar no Brasil, a crise econômica gerada pela pandemia exigiu várias adaptações do setor educacional. O período de quarentena e o isolamento social demandou uma migração repentina para o online. Dessa forma, tanto as aulas quanto os serviços de atendimento estão passando por uma transformação digital. Como resultado disso, o planejamento de gestão financeira das IEs está sofrendo diversas adaptações. Em síntese, as projeções para os próximos meses não são positivas e os especialistas recomendam: foquem na gestão de custos. Mas, afinal, como começar a reduzir custos de maneira estratégica?Setor educacional na crise: como diminuir custos operacionais?
A situação de pandemia é um cenário novo e, de certa forma, caótico para os gestores educacionais. Diversas decisões importantes precisam ser tomadas com agilidade e foco na sobrevivência no mercado. Sendo assim, o blog selecionou cinco medidas essenciais para reduzir custos em instituições de ensino durante a crise.Organização no controle de caixa
A pandemia está exigindo que todas as organizações refaçam seu planejamento para 2020. Dessa forma, antes de sair fazendo cortes na planilha financeira da sua instituição, estruture e organize seu caixa. Ou seja, reúna sua equipe de gestão financeira e faça uma análise geral, considerando:- Histórico do controle de caixa, incluindo custos, investimentos e projeções;
- O planejamento para 2020, o que já mudou e as prioridades financeiras;
- Desempenho financeiro da IEs, receita e taxas de inadimplência atualizadas;
- Possibilidades de novas metas em meio ao contexto da pandemia.
Home office e a tecnologia para diminuir custos operacionais
A implementação do home office certamente gerou uma redução de custos para as IEs. No entanto, é necessário analisar quais custos ainda podem ser reduzidos dentro desta dinâmica. Nesse sentido, algumas medidas podem ser adotadas, como por exemplo:- Ferramentas digitais e gratuitas para 100% da comunicação com o time, reduzindo custos com celulares corporativos, por exemplo;
- Adoção e maior controle de um banco de horas, evitando assim os custos com horas extras. Ou seja, a instituição de ensino economiza e o colaborador recebe em folgas;
- Envolva sua equipe nos processos de decisão sobre redução de custos. Crie novas formas de reconhecimento, ouça propostas e pratique uma gestão flexível e aberta aos possíveis novos contextos;
- Se necessário, reduza ou substitua bonificações e crie novas metas de acordo com a realidade do mercado. Acima de tudo, converse com seu time antes e explique que este tipo de solução é momentânea e serve também para evitar demissões.
Reveja suas estratégias de comunicação e marketing educacional
Campanhas de marketing educacional não são consideradas custos, mas sim despesas fixas, investimentos. Neste momento, porém, elas merecem novas estratégias. Não caia no erro de estacionar ou cortar seus investimentos em marketing, afinal, fortalecer a comunicação é essencial durante o isolamento. Nesse sentido, selecionamos três medidas que podem gerar soluções econômicas:- Reduza drasticamente o investimento em marketing offline. Este é o momento de estar mais presente no digital e as campanhas off pesam mais no orçamento;
- Trabalhe ainda mais a segmentação das suas campanhas digitais, pois isso pode ajudar a identificar onde reduzir investimentos com mais assertividade neste período;
- Troque grandes campanhas offline por campanhas solidárias, por exemplo. Essa é uma maneira de envolver seus alunos com a IE, gerar buzz marketing para sua marca e ainda posicionar-se de forma positiva no setor.
Evite demissões e fuja da redução do quadro pessoal
Apesar do momento complexo, especialistas recomendam cautela ao pensar nas demissões como solução emergencial. Como exemplo disso, o movimento Não Demita foi criado por um grupo de empresários e ganha cada vez mais adesão de diferentes setores. No entanto, é notória a dificuldade em manter o caixa equilibrado em momentos de tamanha complexidade econômica. Apesar disso, busque alternativas para tentar manter seu quadro pessoal. Nesse sentido, os gestores podem:- Revisar ou trocar sua lista de fornecedores;
- Fazer acordos para dívidas;
- Buscar maneiras de melhorar o processo de gestão orçamentária;
- Fazer parcerias e unir-se a outras empresas para comprar;
- Renegociar tarifas bancárias e etc.