valter stoiani
Algoritmos do bem versus algoritmos do mal
Caro prof. Gabriel, seu comentário anterior no qual cita a possibilidade de um VUCA do mal e um VUCA prime do bem e a sua questão sobre os algoritmos, tem algo em comum e a nosso ver muito importante. É Uma proposta cartesiana para tormarmos decisões , ou do bem ou do mal. Ou o homem ou a máquina. A nosso ver há uma outra alternativa que poderá ser muito construtiva, uma associação entre o homem e máquinas , na qual a inteligência espiritual e criativa do ser humano seria imbatível e passaria a assumir o controle desta sociedade.
Caberá à sociedade a responsabilidade de investir no ser humano, para desenvolver plenamente suas capacidades criativas e operacionais que nos foram dadas pela evolução milenar de nossos cerebros e
de nossa Inteligência espiritual.
Assim caberá ao ser humano com sua inteligência, ética, compaixão , tomar as decisões com segurança equilibrando a liberdade com a capacidade de pensar e decidir bem. Ou seja em poucas palavras, investir em uma educação plena , criativa, democrática, baseada em dados científicos e evidências .
Para isto será necessário superarmos o egoísmo , a ignorância ,materialismo e um propósito cínico e mesquinho das oligarquias financeiras, de manterem uma desigualdade social , conveniente para seus propósitos espoliativos e destrutivos.
Talvez esta pandemia do Covid-19 , possa mostrar-nos o valor da verdadeira ciência, da solidariedade e da educação com respeito às nossas crianças.
Caberá aos homens de consciência lançarem as sementes.