• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Liderando entre diferentes gerações

Notícias na Mídia

25/03/2011 05:02:29

Rubenvaldo Costa e Rachel Milech
O Globo/Opinião, publicado em 23 de março de 2011
***
Estamos acompanhando o quanto tem se falado sobre o conflito entre as gerações x e y, assim como a busca pelo modelo de gestão mais eficiente em atrair e reter os talentos jovens. Diversos estudos exploram as diferenças entre as gerações. Mas conceitos não mudam de geração em geração? Por exemplo, o desenvolvimento de determinadas competências, embora algumas sejam valorizadas há 20 anos, não é o mesmo considerado fundamental nos dias de hoje. Dentre os componentes que definem uma competência - conhecimentos, habilidades e atitudes - o último deles aumentou seu peso em relação aos demais. É claro que hoje tudo evolui em uma velocidade muito maior, o que exige a adaptação e aprendizado em prazos mais curtos. Mas isso não é suficiente para líderes interessados em manter as pessoas motivadas. O desenvolvimento e a prática de atitudes como o diálogo, a valorização, compreensão e consideração das necessidades e expectativas do outro, são fundamentais quando se trata da geração Y. O reconhecimento de que é possível aprender reciprocamente, através da troca entre X e Y, é uma estratégia que tem se mostrado eficaz. A troca ocorre de forma intencional e voluntária, o que faz o encontro ser construtivo e não conflitivo. Ambos aprendem através do olhar do outro, e refletem sobre suas experiências, competências e visões de futuro. Apostamos na premissa de que a vontade de aprender e evoluir é inerente ao ser humano, seja qual for sua geração. O que mudou é o conceito de evolução e os caminhos até esse resultado, que cada vez mais leva em conta o aprendizado pela interação eficaz entre as gerações. O primeiro passo para isso acontecer é entender que ambos tem algo a ofertar para o outro. A história e vivência de cada um é capaz de enriquecer experiências, assim como inspirar a busca individual. *Rubenvaldo Costa é Diretor da Unidade DBM no Rio e Rachel Milech é consultora da DBM  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020