• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

É preciso gerir os processos de inovação

Vera Cabral

Diretora de Educação da Microsoft Brasil

15/06/2021 06:00:00

A pandemia nos pegou de surpresa e nos fez acelerar a inovação em processos e atividades,  que, na melhor das hipóteses, estavam previstos para ocorrer bem adiante. Agora, após mais de um ano nesse contexto, percebemos que inovar é uma premissa para manter o negócio vivo, seja na área da educação ou em qualquer outra.

Todavia, é importante compreender que a transformação digital não acabará quando esse período pandêmico encerrar. As nossas rotinas não serão as mesmas e tudo indica que o ensino, por exemplo, será cada vez mais híbrido. A transformação digital é uma jornada. E para sermos inovadores, de fato, precisamos de ideias e cultura disruptivas. Ou seja, não podemos apenas replicar antigas práticas apenas em meios diferentes: antes sala de aula física e agora sala de aula remota/virtual.

A jornada de transformação requer planejamento e gestão dos processos de transformação. Isso não significa cercear inovações que emergem nas salas de aula, com professores e estudantes no dia-a-dia. Mas a jornada de transformação requer mudança de cultura, de posições assumidas. Por exemplo, para que ela seja rica em experiências transformadoras, é necessário estar aberto aos erros, no sentido de abrir espaço para identificar o que deu e o que não deu certo e rapidamente agir. Por isso, dados e informação em tempo real se tornam tão importantes. É a partir de decisões informadas que podemos corrigir rumos e/ou intensificar ações que mostrem funcionar. Mobilizar atores, atuar de forma a mudar culturas organizacionais, mostrar o novo, requer informação e comunicação clara. Requer também a escuta. E a atuação firme e intencional de promoção das mudanças. E tudo isso vale também para o ensino e a aprendizagem. A gestão da inovação é processo complexo. E corre-se o risco de, com ele, matar a própria inovação. Mas a boa notícia aqui é que as mesmas ferramentas de colaboração sobre as quais falamos quando nos referimos ao ensino e à aprendizagem são também poderosas para promover a gestão de processos de inovação em outras dimensões da instituição. 

Com as plataformas Microsoft, principalmente o Microsoft Teams, a instituição de ensino consegue se relacionar tanto com os pais, quanto com os estudantes, quanto com todo o corpo docente e administrativo da organização. É possível criar espaços específicos para determinados públicos, formas de interação ao vivo, dividir a classe por disciplina, por exemplo, e ir além: explorar o Microsoft Teams para fomentar a inovação da sua organização de acordo com as metodologias que adere.

Como recomendação, é importante que, além do uso de tecnologias preparadas para esse momento de transformação digital, a instituição de ensino pratique uma liderança horizontal, aloque recursos de maneira flexível e tenha equipes multidisciplinares em sua gestão. Assim, gerimos a inovação por meio do fomento à diversidade de ideias e de um progresso disruptivo.

Para mais dicas, recomendamos o material criado pela Dra. Lisa Duty desenvolvido com a CIEB, a Imaginable Futures e a Fundação Lemman. Para conhecer mais sobre o Microsoft Teams e como ele pode ajudar sua instituição de ensino nessa jornada inovadora que já começou, clique aqui.

14 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020