“O objetivo é ajudar os indivíduos a atender suas necessidades de aprendizagem e fornecê-las com acesso total ao conhecimento, acima e além das restrições habituais de agendamento e localização."
Esse trecho foi traduzido livremente do artigo de autoria de Ingrid Noguera, Anna Elena Guerrero e Christine Appel intitulado “The UOC’s educational model: from collaborative learning to agile learning” e comunica bem o propósito da UOC.
A Universitat Oberta de Catalunya busca promover uma gama de possibilidades para os professores desenvolverem atividades de aprendizagem ativa e experiências significativas de aprendizagem colaborativas para incrementar o vínculo com o mundo profissional.
A UOC é uma grande referência no que se diz respeito à aprendizagem ágil. Esse termo pode ser explicado como um projeto de aprendizagem colaborativo, curto e rápido como parte de um esforço de equipe maior e ágil. Pretendemos abordar aqui alguns pontos importantes da metodologia utilizada pela UOC a fim de melhor compreender a dinâmica da universidade bem como a aprendizagem ágil, utilizando como referência o já citado artigo de Ingrid Noguera.
Ensino-aprendizagem na UOC
A maioria dos estudantes na UOC já são profissionais. Dessa forma, o modelo de educação oferece um alto nível de personalização e adaptabilidade justamente para encorajar os estudantes a se envolverem ativamente em seu aprendizado. É importante dizer que todo o processo de ensino é pensado para apoiar os estudantes em seus próprios processos.
Três perfis de ensino trabalham juntos para garantir a qualidade do processo educacional: o facilitador, o professor e o tutor. Avaliações formativas, ou seja, aquelas que são fornecidas através de diferentes ferramentas durante todo o processo educacional, são garantidas na universidade a fim de promover feedbacks em relação às competências que foram ou não adquiridas, oferecendo um panorama do andamento do processo e potencializando o aprendizado.
O modelo flexível da UOC permite que os estudantes aprendam em qualquer lugar, em qualquer momento e usando qualquer dispositivo. Materiais em diferentes formatos e em várias plataformas são outro pilar importante da universidade, incluindo:
- Videobooks, audiobooks, hipertextos, etc.
- Recursos de multimídia, combinando texto, imagem, áudio e vídeo.
- Espaços virtuais de aprendizado: ambientes virtuais 3D, campus virtual.
- Diversas ferramentas de aprendizagem como blogs, fóruns e microblogs.
Nas comunidades de aprendizagem, os alunos podem compartilhar conhecimento e trabalhar juntos com pares em cada assunto. A colaboração em pequenos grupos é bastante estimulada e os estudantes podem continuar trocando informação e conhecimento dentro da comunidade mesmo após terem finalizado os cursos.
Por conta do espírito aberto, flexível e inovador da UOC, toda a equipe está constantemente desenvolvendo e testando novos métodos para melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes. Dentro das literaturas estudadas sobre metodologias de ensino, 4 grupos de metodologias se distinguem:
- Information-focused learning ou “aprendizagem focada na informação” (tradução livre): palestras, aprendizagem focada em recursos.
- self-directed learning ou aprendizagem autodirigida.
- work-related learning ou “aprendizagem relacionada ao trabalho” (tradução livre): resolução de problemas, aprendizagem por problema, aprendizagem por projetos, aprendizagem em equipes, dramatizações, simulações, seminários).
- peer-learning ou aprendizagem por pares: debates, exercícios para o desenvolvimento crítico, etc.
Se quiser saber mais sobre a LIGA Educacional me mande um e-mail ou ligue; Alexandre Mathias - Sócio e Head do Segmento de Educação Superior - mathias@ligaeducacional.com.br - (21) 99779-4281
5