• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

A aprendizagem ágil e a Universitat Oberta de Catalunya

Equipe Liga Educacional

30/07/2021 06:00:00

“O objetivo é ajudar os indivíduos a atender suas necessidades de aprendizagem e fornecê-las com acesso total ao conhecimento, acima e além das restrições habituais de agendamento e localização."

Esse trecho foi traduzido livremente do artigo de autoria de Ingrid Noguera, Anna Elena Guerrero e Christine Appel intitulado “The UOC’s educational model: from collaborative learning to agile learning” e comunica bem o propósito da UOC. 

A Universitat Oberta de Catalunya busca promover uma gama de possibilidades para os professores desenvolverem atividades de aprendizagem ativa e experiências significativas de aprendizagem colaborativas para incrementar o vínculo com o mundo profissional.

A UOC é uma grande referência no que se diz respeito à aprendizagem ágil. Esse termo pode ser explicado como um projeto de aprendizagem colaborativo, curto e rápido como parte de um esforço de equipe maior e ágil. Pretendemos abordar aqui alguns pontos importantes da metodologia utilizada pela UOC a fim de melhor compreender a dinâmica da universidade bem como a aprendizagem ágil, utilizando como referência o já citado artigo de Ingrid Noguera.

Ensino-aprendizagem na UOC 
A maioria dos estudantes na UOC já são profissionais. Dessa forma, o modelo de educação oferece um alto nível de personalização e adaptabilidade justamente para encorajar os estudantes a se envolverem ativamente em seu aprendizado. É importante dizer que todo o processo de ensino é pensado para apoiar os estudantes em seus próprios processos. 

Três perfis de ensino trabalham juntos para garantir a qualidade do processo educacional: o facilitador, o professor e o tutor. Avaliações formativas, ou seja, aquelas que são fornecidas através de diferentes ferramentas durante todo o processo educacional, são garantidas na universidade a fim de promover feedbacks em relação às competências que foram ou não adquiridas, oferecendo um panorama do andamento do processo e potencializando o aprendizado.

O modelo flexível da UOC permite que os estudantes aprendam em qualquer lugar, em qualquer momento e usando qualquer dispositivo. Materiais em diferentes formatos e em várias plataformas são outro pilar importante da universidade, incluindo:

  1. Videobooks, audiobooks, hipertextos, etc.
  2. Recursos de multimídia, combinando texto, imagem, áudio e vídeo.
  3. Espaços virtuais de aprendizado: ambientes virtuais 3D, campus virtual.
  4. Diversas ferramentas de aprendizagem como blogs, fóruns e microblogs.

Nas comunidades de aprendizagem, os alunos podem compartilhar conhecimento e trabalhar juntos com pares em cada assunto. A colaboração em pequenos grupos é bastante estimulada e os estudantes podem continuar trocando informação e conhecimento dentro da comunidade mesmo após terem finalizado os cursos.

Por conta do espírito aberto, flexível e inovador da UOC, toda a equipe está constantemente desenvolvendo e testando novos métodos para melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes. Dentro das literaturas estudadas sobre metodologias de ensino, 4 grupos de metodologias se distinguem:

  • Information-focused learning ou “aprendizagem focada na informação” (tradução livre): palestras, aprendizagem focada em recursos.
  • self-directed learning ou aprendizagem autodirigida.
  • work-related learning ou “aprendizagem relacionada ao trabalho” (tradução livre): resolução de problemas, aprendizagem por problema, aprendizagem por projetos, aprendizagem em equipes, dramatizações, simulações, seminários).
  • peer-learning ou aprendizagem por pares: debates, exercícios para o desenvolvimento crítico, etc.

 

Se quiser saber mais sobre a LIGA Educacional me mande um e-mail ou ligue; Alexandre Mathias - Sócio e Head do Segmento de Educação Superior - mathias@ligaeducacional.com.br - (21) 99779-4281

5 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020