• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Essa lição vale bem um queijo

Antonio de Oliveira

Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
Instagram: @prof.antoniooliveira

31/07/2021 06:00:00

Corremos o risco de interpretar como amigos aqueles que nos bajulam. Em latim, bajulare significa 'carregar às costas'. Em português, bajular quer dizer lisonjear, adular servilmente; sorrabar, sabujar; incensar, puxar o saco, beijar os pés de pessoas poderosas, famosas, ou ilustres, esperando obter favores e status. Lisonjear os chefes, alimentando neles a vaidade. Estar sempre, oportunisticamente, do lado de quem estáeja vencendo. Ou a bajular o professor Raimundo, da Escolinha, com segundas intenções.

Sutilezas linguísticas à parte, aparentemente quem lisonjeia é amigo. No entanto, amizade assim qualificada nem sempre é amizade. Costuma, sim, ser lisonja, procedimento típico de bajuladores. Pessoas há que sentem massageado o seu ego quando incensadas pela mídia, fãs e seguidores.

Na moral da fábula O Corvo e a Raposa, La Fontaine aconselha:
‘’Meu bom senhor, 
Aprendei que todo bajulador 
vive à custa daquele que o escuta. 
Essa lição vale bem um queijo, sem dúvida.”

Esse viés talvez seja mais importante, não em si, mas porque é a caixa-preta da amizade, sua pedra de toque, semelhante a uma pedra dura e escura empregada pelos joalheiros.

“O verdadeiro amigo é aquele que suporta o teu sucesso.” Não lhe puxa o tapete. Nem tripudia sobre o amigo por eventual insucesso. Na visão de Tom Jobim, no Brasil, o sucesso é um “insulto pessoal”. Amigos de verdade sempre compartlham.

 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020