As instituições de ensino superior possuem um papel fundamental para o desenvolvimento do capital humano. Além da formação técnica, as instituições possibilitam, por meio do ensino, pesquisa e extensão, que os alunos se tornem protagonistas na promoção da cidadania e de ações socioeducativas que visem o interesse comum. Destaco duas iniciativas que contribuem para que esses conceitos sejam aplicados nas instituições: Princípios para a Educação Responsável (PRME) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O PRME é uma ação das Organizações das Nações Unidas (ONU) que objetiva formar líderes comprometidos com a gestão sustentável. Por meio de seis princípios (Propósito, Valores, Metodologia, Pesquisa, Parceria e Diálogo) incentiva que as instituições de ensino preparem os seus alunos para que eles contribuam com o desenvolvimento sustentável.
O PRME está inserido na estrutura do Pacto Global e atua em 14 capítulos em todos os continentes. O capítulo brasileiro, primeiro instalado em um país, foi fundado em 2013 e conta com 29 instituições signatárias que, juntas, possuem cerca de 600 mil alunos. É uma rede de organizações que realiza ações em conjunto para fomentar a inclusão da sustentabilidade nos currículos, nas pesquisas e nos projetos de extensão. E todas essas ações estão alinhadas com outra iniciativa das Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os ODS foram implementados em 2015 e contam com 17 objetivos, 169 metas e 231 indicadores que incentivam ações com foco nas Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parcerias e Paz, os cinco Ps para o desenvolvimento sustentável.
Até 2030, empresas, poder público, instituições de ensino e os cidadãos são chamados à ação para que promovam projetos que contribuam para que municípios, estados e o país possam melhorar os seus indicadores sociais, econômicos e ambientais. É um esforço coletivo e as instituições de ensino, pela capilaridade, propósito e papel social, são fundamentais na formação de profissionais que, no futuro, serão responsáveis por políticas públicas, escolha de fornecedores, contratação e formação de pessoas, além de liderar projetos e empresas.
O Sistema Fiep, que faz parte da ABMES, atua nas duas iniciativas e leva os princípios do PRME e os ODS para a sala de aula, desde a educação infantil até a pós-graduação. Além de trabalhar com o público interno, promove a Agenda 2030 por meio do Portal ODS, com indicadores de todos os municípios brasileiros. Outra iniciativa é o Prêmio Sesi ODS, que reconhece projetos de indústrias, instituições de ensino, poder público e organizações da sociedade civil em prol dos ODS. Com o Congresso Sesi ODS, reúnem-se mais de mil pessoas anualmente – mesmo no formato online –, quando são conhecidos os vencedores de prêmios que contribuem para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade: Prêmio Sesi Peça por Peça, Selo Sesi Indústria Parceira da Educação e Prêmio Sesi Indústria com a Escola (premia das escolas com o maior avanço e nota no IDEB).
Trabalhar os temas dos ODS e participar do PRME, oportuniza que soluções e tecnologias sejam desenvolvidas e que o compromisso de “não deixar ninguém para trás”, como provoca a agenda mundial de desenvolvimento, seja realmente implementado e que resultados efetivos sejam alcançados.
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