• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Como aprendi a 'ler' Paulo Freire...

José Barroso Filho

Ministro do Superior Tribunal Militar
Conselheiro Do Conselho Nacional De Educação

24/09/2021 06:00:00

Paulo Freire que, hoje chegou, há cem anos. Daqui se foi em 1997.

Nele as palavras foram geradoras da percepção de uma Educação que liberta e amplia horizontes.

Sim, os limites do nosso mundo são os limites do nosso conhecimento.

Fala-nos de uma educação dialógica, própria de sujeitos, que não se assujeitam nem se prestam a serem objetos.

Pense bem, uma mesa não se importa em ser mesa, nem com ela se pode conversar. Em verdade, nem se incomoda em ser e permanecer mesa.

Ser humano é um ser de consciência sendo da sua natureza a percepção, a intencionalidade e a expressão tão mais aprimoradas e portadoras de futuro quando se “lê o mundo”  para esperançar que “um novo mundo é possível”.

Afinal, diz Paulo que se fez Freire:

“O homem como ser inacabado, que se sabe inacabado, que vive em busca de sua, que nunca encontra, por isso é que ele se educa”

Percebe-se nele, muito amor e fé que lhe dá e nos oferece o inalienável direito de esperançar o Futuro.

É mesmo, esperançar é o mais substantivo dos verbos.

É preciso arar o terreno, retirar as pedras e semear.

Anima-nos ser o homem: curioso, complexo e inacabado. Não há aluno melhor.

Então, esses sujeitos se educam mutuamente sob os olhares e influxos da mestre Vida

“Lendo o mundo”, esse sujeito, que só o é mediante/perante um outro, promove um diálogo de saberes debruçado na problematização da realidade, construindo uma equação que tem o Futuro como resultado almejado.

Desnecessárias próteses ou órteses ideológicas a quem tem consciência que, por natureza, o rio segue em frente, sem que as margens que, dialética e dialogicamente, indicam o caminho, possam me aprisionar.

Assim, educado, fazemos história e nos fazemos históricos.

Mestre Freire, se, em ti, muito me inspiras, de ti, por vezes, discordo.

Em tantos e por tantos, me justifico…

Pois é, aprendi a “ler” e tomar gosto pela Vida…

 

Artigo originalmente veiculado no Estadão

10 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020