Sucesso. Sete letras que, juntas, definem o que tem sido o movimento #EuSouOFuturo, promovido pela ABMES em parceria com a Futuria, empresa de educação do Santander Universidades.
Criada para reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 no acesso à educação superior, a iniciativa mobilizou mais de 5.300 unidades educacionais de todo o país associadas à ABMES unidas no propósito de possibilitar que milhares de pessoas começassem sua graduação em 2022.
Pesquisas realizadas em 2020 e 2021 apontavam um cenário cruel para os indivíduos e drástico para o país: uma parcela significativa da população pretendia adiar a entrada em um curso superior devido a questões econômicas. O cenário que se pintava não era dos melhores: uma população cada vez menos educada e um apagão de mão de obra à vista.
O movimento consistiu na oferta, pelas instituições de educação superior, de benefícios especiais capazes de conciliar a condição econômica do interessado com o acesso à graduação. O resultado não poderia ter sido diferente. Ao longo dos dois meses e meio de campanha, quase 128 mil usuários únicos acessaram a plataforma on-line do movimento e 5.142 efetivaram seus cadastros, indicando os cursos desejados e até três instituições de preferência. Vale registrar que todo esse alcance não teria sido possível sem o investimento substancial feito pela Futuria em marketing digital, incluindo ações junto a influenciadores como Gabriela Araújo e Mari Palma.
Entre os cursos mais buscados, destacaram-se administração de empresas, direito, medicina, enfermagem e psicologia, com prioridade para a modalidade presencial, mas com desempenho significativo dos formatos híbrido e a distância. A região Sudeste totalizou 44,5% dos inscritos, seguida pela região Nordeste (26,5%).
Esses resultados mostram que a crise dos últimos dois anos não reduziu o interesse dos brasileiros pelo curso superior. Esse continua sendo um sonho, uma meta a ser atingida por grande parte das pessoas que vislumbram na graduação a oportunidade de crescimento profissional e mais qualidade de vida para si e suas famílias. A grande procura verificada pelo movimento #EuSouOFuturo reforça que o que falta no país é oportunidade.
A demanda por acesso à educação superior é enorme e há um longo caminho a ser percorrido até que o Brasil seja capaz supri-la. Contudo, por ora, os resultados obtidos com a campanha nos enchem de orgulho. O setor particular de educação superior, mais uma vez, mostrou seu compromisso com a responsabilidade social intrínseca na sua missão maior, a de transformar o mundo por meio da educação.
Das mais de 5 mil pessoas cadastradas, acreditamos que a maior parte efetivou a matrícula, dando um passo significativo para um futuro melhor e mais promissor. Portanto, graças à união do setor, milhares de pessoas entraram em 2022 confiantes de que o futuro já deu certo para elas.
E para quem ainda não se inscreveu, uma boa notícia: previsto para ser encerrado em janeiro, o projeto alcançou resultados tão positivos que vai ser continuado. A meta é que outras milhares de pessoas concretizem o sonho de cursar uma graduação e também possam seguir suas jornadas acreditando em um futuro mais digno e promissor
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